Setecidades Titulo
Governador inaugura 18º piscinão do Grande ABC
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
08/06/2010 | 07:58
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O governador Alberto Goldman (PSDB), inaugurou ontem o piscinão Ford Fábrica, construído dentro da montadora, no bairro Taboão, em São Bernardo. A expectativa do governo do Estado é de que a obra minimize o impacto das inundações no local e no km 13 da Via Anchieta.

O reservatório - 18° da região - tem capacidade para reter aproximadamente 70 mil metros cúbicos de água. O investimento foi de R$ 8,5 milhões.

A estimativa é de que o empreendimento beneficie cerca de 50 mil pessoas, em bairros de São Bernardo e São Caetano, além das instalações da Bombril, também às margens da Via Anchieta.

A região do Córrego Taboão, que deságua no Ribeirão dos Couros, é tradicionalmente afetada por alagamentos na temporada de chuvas.

"Em comparação com outros, este é uma ‘piscininha', mas que será muito importante para a fábrica e para a região", afirmou o governador Goldman.

Segundo o presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, o reservatório foi construído em área com cerca de 20 mil metros quadrados, que foi cedida pela montadora.

Em março de 2009, parte do pátio da empresa ficou alagado por conta de temporais de verão. A inundação teria danificado cerca de 400 carros novos.

O presidente da Ford não falou em números, mas admitiu que "uma grande quantidade de veículos teve de ser destruída". "Esperamos que problemas como este terminem com a inauguração do piscinão", ponderou Oliveira.

KM 13 - Para a secretária de Saneamento e Energia de São Bernardo, Dilma Pena, somado com outros dois piscinões - o Ford Taboão, inaugurado em 2007, e o Taboão, que está em construção -, o Grande ABC terá capacidade para reter 400 mil metros cúbicos de água.

É no aumento do poder de reservatório que a secretária sustenta a previsão de que os prejuízos com os alagamentos do km 13 da Anchieta serão diminuídos.

Dilma Pena admite que, mesmo com os piscinões, poderá haver problema se o volume de chuva for muito grande e concentrado. A possibilidade de elevar a altura da pista da Anchieta como forma de evitar enchentes no local é discutida desde a década de 1990. A alternativa encontra oposição de empresas locais e da Prefeitura de São Caetano, que alega que água iria diretamente para o município.

O piscinão Ford Fábrica é o 27º reservatório inaugurado em São Paulo após o lançamento do Plano de Macrodrenagem. Segundo o governador, contando com outros 19 piscinões feitos pelas prefeituras, o governo do Estado alcançou 60% da capacidade prevista no programa, que deverá ser concluído em 2020.

Obra do maior reservatório está parada

A licitação para construção daquele que deverá ser o maior piscinão do Grande ABC, o Jaboticabal, com capacidade para mais de 900 milhões de metros cúbicos de água, está parada, segundo informou o governador Alberto Goldman (PSDB).

Segundo o superintendente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Amauri Pastorello, a paralisação foi determinada para evitar possíveis complicações com as leis eleitorais e de Responsabilidade Fiscal, já que 2010 é ano de eleição.

"Esta (o piscinão Jaboticabal) é uma obra que deverá consumir 30 meses de trabalhos, e ainda estamos estudando nova data para publicar o edital", afirmou Pastorello.

O edital de licitação da obra já havia sido publicado no Diário Oficial em abril. O equipamento deverá ser erguido na fronteira entre São Paulo, São Bernardo e São Caetano. A obra é encarada como o principal instrumento para conter as enchentes no Grande ABC e em parte da Capital.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), fez apelo a Goldman para que os trabalhos sejam iniciados o mais rápido possível. "Vamos fazer a licitação ainda neste ano e reservar os recursos no orçamento para que o governador que vier possa inaugurar este piscinão", afirmou o governador.

SOCIAL - Alberto Goldman e Luiz Marinho defenderam a proposta de que os novos piscinões de São Paulo sirvam, também, como equipamentos de esportes e lazer. A ideia é de que os reservatórios possam ser cobertos, para possibilitar a construção de parques na parte de cima, ou que se permita a instalação de áreas verdes no entorno, como contrapartida.

"Além do custo, do ponto de vista urbanístico e arquitetônico, o reservatório não é agradável e nem me agrada que o piscinão seja somente um buraco", afirmou Goldman.

Outro equipamento deverá começar a funcionar neste ano

Para completar as obras previstas para o Ribeirão dos Couros, dentro do Plano de Macrodrenagem, o governo do Estado pretende inaugurar em breve mais um piscinão, o Taboão. O reservatório está 2,5 quilômetros distante do Ford Fábrica e terá capacidade para armazenar 130 mil metros cúbicos de água.

Aproximadamente 90% dos trabalhos estão prontos. O novo empreendimento, que será o terceiro da região, deverá funcionar ainda neste mês ou no começo de julho.

Tanto o Ford Fábrica como o Taboão tiveram sua previsão inicial de inauguração extrapolada e foram conduzidos com atrasos. A construção do piscinão Taboão foi iniciada em novembro de 2007. A expectativa era de que a abertura fosse realizada em maio de 2009, há pouco mais de um ano. As obras do Ford Fábrica, inaugurado ontem, começaram em julho de 2008 e deveriam ter sido encerradas em dezembro.

CÓRREGO - Para minimizar ainda mais o impacto das chuvas, o córrego Taboão está sendo canalizado. Cerca de 95% das intervenções no trecho de 2,5 quilômetros de extensão do curso-d'água estão prontas.

São Bernardo também está trabalhando em seus córregos. Segundo o prefeito Luiz Marinho (PT), a administração municipal está investindo, em parceria com o governo federal, cerca de R$ 135 milhões em obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;