Economia Titulo
Empresa adota papel reciclado e reduz em 50% gasto com impressão
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
11/02/2005 | 14:35
Compartilhar notícia


A adoção de papel reciclado em todos os setores da empresa permitiu à Elevadores Otis reduziu em 50% os gastos com impressão na matriz, em São Bernardo. A iniciativa foi implementada em janeiro e, até o final do ano, a economia deverá chegar a R$ 100 mil. O ganho ambiental também é significativo, já que a empresa utiliza 14 toneladas de papel por ano (2,9 milhões de folhas sulfite) apenas na unidade de São Bernardo.

Segundo o coordenador do projeto, Fábio Gomes da Silva, nos próximos dois meses, a mudança será estendida também às 27 filiais da Otis em todo o país. O papel reciclado custa 14% menos que o branco (e pode ser reciclado novamente), mas a maior economia vem da redução de 50% no uso do toner (impressoras a laser). “Como o papel reciclado é mais poroso, o toner pode ser regulado no modo econômico, sem prejuízo para a qualidade da impressão”, diz Silva. No modo econômico, a vida útil do toner é até três vezes maior.

Há quatro meses, o projeto começou a funcionar de maneira experimental, mas somente no mês passado o uso do papel reciclado se tornou obrigatório. Silva fez um levantamento de dois anos nas despesas da empresa e ficou surpreso com os gastos com impressão. “Era muito dinheiro, cerca de R$ 200 mil por ano, somente na matriz”, afirma.

Paralelamente à adoção do papel reciclado, a empresa realizou também um trabalho de conscientização dos funcionários sobre os ganhos ambientais e econômicos da substituição. Silva acredita que muitos funcionários se esquecem dos prejuízos ao meio ambiente que o desperdício causa. “Para produzir 50 quilos de papel branco, uma árvore precisa ser derrubada. As pessoas precisam ter isso em mente”, diz. A empresa tem 1.512 funcionários, 350 deles em São Bernardo, onde se concentra a produção.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;