Setecidades Titulo
Grande ABC celebra Corpus Christi
Ana Macchi e Selma Isis
Especial para o Diário
22/06/2000 | 20:17
Compartilhar notícia


Fiéis do Grande ABC comemoraram quinta-feira o feriado de Corpus Christi. Muitos deles levantaram bem cedo, às 5h, e enfrentaram a madrugada mais fria do ano para dar vida ao chao por onde passariam procissoes em louvor a Jesus Cristo. Engajados no trabalho, católicos de toda regiao confeccionaram os tapetes com areia, cal, café, farinha e serragem colorida.

Para o padre Carlito, da Igreja Sao José, em Sao Bernardo, a tradiçao de criar os tapetes nao surgiu em um determinado lugar. "As pessoas começaram a criá-los para honrar uma solenidade e participar. Sao ilustrados símbolos sagrados, como o cordeiro de Cristo e a Hóstia Sagrada."

Um dos trabalhos mais prestigiados da regiao foi fruto da dedicaçao de 200 fiéis da Igreja Sao José, em Ribeirao Pires, que prepararam um tapete de 1km de extensao por onde a procissao passou. Para a realizaçao da obra, foram necessários três caminhoes de serragem e mais de 200 kg de café em pó, além de tampas de garrafa, que desenharam pombos, santos e a bandeira nacional.

Em Santo André, um tapete colorido feito por grupos de jovens católicos foi a passarela de entrada para a Paróquia Senhor do Bonfim. Para a estudante Francislaine Maria Adami Alves, 15 anos, o frio nao estragou o entusiasmo dos 20 jovens que construíram o tapete. "Dar continuidade a essa tradiçao é um grande presente", afirmou. O mesmo aconteceu em Mauá, onde um tapete de areia foi palco da procissao que passou pelas mediaçoes da Igreja Matriz.

Missa - Muitos fiéis compareceram às missas de Corpus Christi realizadas no Grande ABC. Sao Bernardo teve missas e procissoes em três igrejas. Em Diadema, as Paróquias Imaculada Conceiçao e Nossa Senhora das Graças realizaram as celebraçoes durante o dia.

Onze igrejas de Sao Caetano reuniram 2,5 mil pessoas, às 9h, no Ginásio Poliesportivo Lauro Gomes. A celebraçao contou com coral e música gospel. Emocionada, a oficial de justiça Piedade Coelho, 51, participou do culto.

"Gosto de toda essa uniao. É muito importante que a Igreja mantenha esse vínculo com os fiéis", disse. "Divulgamos a missa apenas entre os fiéis das igrejas. Isso nos traz uma grande motivaçao interna, e uma renovaçao da Igreja Católica", ressaltou Padre Edmar, da Paróquia Santo Antônio.

O Bispo Dom Décio, da Catedral do Carmo, em Santo André, rezou missa na tarde de quinta-feira junto a 2 mil fiéis. "A celebraçao é uma prova de Jesus que se torna presente a cada dia. É uma aliança da humanidade com Deus."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;