Setecidades Titulo
Mãe abandona três filhos para ir ao bar
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
05/05/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


Uma menina de apenas 4 anos, sua irmã menor de 2 e o irmão caçula, com 7 meses incompletos, foram abandonados ontem dentro de casa, no bairro Serro Azul, em São Bernardo, pela mãe, a dona de casa Jussara Rezende da Silva, 26, que deixou os filhos desamparados para ir beber em um bar próximo.

As crianças foram encontradas pelo pai, o ajudante de pedreiro Fabiano Barbosa, 25, que chamou a Polícia Militar. Localizada, Jussara foi levada ao 3° DP (Distrito Policial), onde foi indiciada por abandono de incapaz, que prevê detenção de até três anos - ela está presa e pode ainda perder a guarda dos filhos.

Antes de Jussara, foi Barbosa quem saiu para um botequim, acompanhado pelo tio. Quando voltava para casa, já de madrugada, ele "avistou sua companheira bebendo em um bar", segundo declarou à polícia, e então concluiu que as crianças haviam sido deixadas sozinhas.

Assim que entrou no imóvel, o ajudante de pedreiro encontrou os filhos dormindo. O caçula, que nasceu em outubro e vai completar 7 meses dia 10, estava deitado no chão. O bebê provavelmente caiu da cama que dividia com as duas irmãs.

CASO DE POLÍCIA
Eram quase 4h quando a polícia atendeu ao chamado de Barbosa e chegou com as viaturas na Rua José Rodrigues, no bairro Serro Azul - área de manancial na região do Alvarenga, próximo à Represa Billings.

Quando os policiais se preparavam para procurar Jussara, ela surgiu em passos trôpegos, "alcoolizada e sob efeito de substância entorpecente", segundo o boletim de ocorrência, que registrou também informações de Barbosa de que a dona de casa é usuária de droga.

O Conselho Tutelar de São Bernardo resgatou os irmãos, que foram abrigados, como medida de proteção, e encaminhados para a Casa de Acolhimento Inicial da Fundação Criança.

Segundo o presidente da Fundação, Ariel de Castro Alves, apesar da situação de abandono, não foram constatados sinais de maus-tratos ou violência, as crianças estão bem de saúde e ficarão no abrigo até decisão da Vara da Infância e Juventude, que pode mantê-las no local ou conceder a guarda provisória para parentes.

Segundo a delegada do 3° DP, Teresa Alves de Mesquita Gurian, "Jussara teria o hábito de deixar as crianças sozinhas." Ainda de acordo com a delegada, uma fiança de R$ 312,50 foi arbitrada, mas como a dona de casa alegou que não tem condições financeiras de pagar, foi detida no 1° DP, devendo ser transferida para o 7° DP.

 

Família mora em casa humilde de apenas um cômodo

O ajudante de pedreiro, a dona de casa e os três filhos moram em casa humilde, com um único cômodo espremido em um retângulo de quatro metros de comprimento por três metros de largura. Todos dormem na mesma cama de casal.

A família se mudou há cinco meses, veio de bairro vizinho. O aluguel custa R$ 150. No mesmo lote estão outras duas famílias. Barbosa e Jussara moram no térreo, onde há uma área de serviço, separada da rua por quatro tábuas de madeira, que nem chegam a cobrir toda a entrada.

Segundo o presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, a família será avaliada. "Além do abandono, se configurou o perigo. Uma criança não tem como se proteger, se alimentar, fora o risco de acidentes no ambiente doméstico."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;