Palavra do Leitor Titulo Artigo
Paranapiacaba: 1ª obra de restauro
Do Diário do Grande ABC
03/10/2015 | 09:04
Compartilhar notícia


Artigo

Após longo período e intenso trabalho de toda nossa equipe de secretaria nos ‘bastidores’ para elaboração dos projetos, sempre conduzido pelo nosso prefeito, Carlos Grana, que nunca mediu esforços para que conseguíssemos realizar esse feito histórico para nossa Vila de Paranapiacaba, é com imensa satisfação que faremos a entrega da primeira de muitas obras, que vão transformar radicalmente a nossa querida vila. A população receberá hoje a nova biblioteca, após restauro de adequação da fachada da antiga casa de engenheiro.

O processo de transformação da Vila prossegue com o restauro de outros espaços, como os galpões das oficinas de manutenção, que abrigarão as de formação de mão de obra para o trabalho com madeira, além de espaços multiuso; do almoxarifado da antiga São Paulo Railway, que receberá charmoso bar; e da garagem das locomotivas, que abrigará a estação do Expresso Turístico, operado pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e que todos os domingos conecta a Estação Luz, na Capital, à Vila de Paranapiacaba. Também já demos início à recuperação de oito das 242 casas da Vila Martin Smith que deverão receber melhorias nos próximos três anos.

E, em breve, outros locais, como o campo de futebol do Serrano Athletic Club, a sede da antiga Sociedade Recreativa Lyra da Serra, e uma casa na região do Hospital Velho também deverão começar a passar pelo processo de recuperação inédito com recursos do governo federal.

O campo do clube de futebol da Vila, fundado em 1903, um dos primeiros com medidas oficiais em todo o Brasil, receberá novos vestiários e arquibancadas, além de palco que poderá ser utilizado como espaço para shows. A sede da Sociedade Recreativa Lyra da Serra resgatará a sala de cinema que funcionou no local no início do século 20, uma das primeiras em todo o Brasil.

As obras contam com financiamento do governo federal, em investimento total de mais de R$ 41 milhões, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas.

Todas essas melhorias só valorizarão ainda mais a vila ferroviária de Santo André, construída por companhia inglesa a partir de meados do século 19, e que já é considerada patrimônio histórico nas esferas nacional, estadual e municipal. Elas permitirão também darmos prosseguimento aos encaminhamentos com vistas à candidatura a patrimônio da humanidade pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Ricardo Di Giorgio é secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense.

Palavra do leitor

Brunão
Questionei o prefeito de Santo André sobre o prazo de entrega das reformas do Bruno Daniel e se havia a possibilidade de reativar o teleférico no Parque do Pedroso, como muitos leitores deste Diário já tiveram o prazer de vê-lo em funcionamento. Ele novamente garantiu que o estádio será entregue até o fim do ano, inclusive com as torres de iluminação. A respeito do teleférico, disse que é inviável devido o mesmo estar em área de proteção ambiental e que não se pode mexer, pois ali há nascentes. Quando foi instalado já havia nascentes e seu funcionamento nunca prejudicou o meio ambiente. Acho que do jeito que está hoje, com estruturas de aço apodrecendo junto à mata, talvez afete mais o meio ambiente. E já que a Prefeitura se preocupa tanto em não poluir as nascentes do município, deveria dar um pouco mais de atenção ao lago do Parque Central, no qual em outros tempos havia peixes e era lugar agradável de ir, mas que agora recebe esgoto e onde o cheiro é insuportável. Pense nisso.
Fernando Cesar Toribio
Santo André

Tirou da casa
Apesar de todos os percalços com o equilíbrio orçamentário, Dilma Rousseff não abre mão do Programa Minha Casa, Minha Vida. Tanto isso é verdade que desalojou Aloizio Mercadante da Casa Civil para dar lugar a Jaques Wagner e atender às vontades do onipresente Lulla. O que não se faz pelo poder!
Claudio Juchem
Capital

Ministérios
Como dizia ditado vulgar, ‘trocam-se as moscas, porém as fezes são as mesmas’. Ou vice-versa. Gostaria de explicação sobre o que Mercadante tem a ver com uma das mais doentes e abandonadas causas brasileiras, a Educação? Jaques Wagner vai fazer qual milagre na Casa Civil? Vão fechar ministérios sem extinguir ministros e comissionados? O setor de comércio varejista está deitados em berço não mais esplêndido. A indústria automobilística e outras estão literalmente em marcha ré, o setor da construção civil só está se movimentando via réus da Lava Jato. Perdi um amigo petista porque ele acusou-me de só falar mal do PT, e, o pior, pessoa letrada e acadêmica. Só precisamos pedir para todos os santos que Lula não tenha a oxigenada ideia de mandar a presidente Dilma criar o imposto sobre o ar que respiramos. Enfim, somos obrigados a ficar na Pátria ‘livre’, pois com o dólar nas alturas só nos resta que Deus volte a ser brasileiro.
Cecél Garcia
Santo André

Agradecimentos
Nós, povo e aposentados, temos a obrigação de reconhecer e de agradecer aos que comandam esta Nação maravilhosa, tão bem administrada. Os nossos governantes nos testam quase todos os dias. Deixaram o Brasil ir por água abaixo, com planejamento nulo, PIB zero, inflação a 10%, desemprego etc. Nação quebrada financeiramente, com situação da qual nenhum ministro, estadista ou economista sabe como sair. Somente daqui a alguns anos teremos a chance de colocar o País de volta nos trilhos do progresso. E somos nós que pagaremos por tantos erros e corrupção. Logo trabalharemos seis meses do ano só para o nosso querido e voraz governo arrecadar mais. Quero agradecer ao presente que nós, idosos, recebemos no Dia do Idoso, que foi o aumento dos combustíveis. É inacreditável, pois o único produto que mais inflaciona a Nação é justamente o combustível, pois 80% neste País são transportados por rodovias, as quais deverão encarecer o preço do frete e as passagens dos ônibus. Mas uma coisa foi boa: a alta deverá melhorar a mobilidade nas cidades, porque muitos não terão dinheiro para encher o tanque, e sem gasolina os carros não andam.
Ivanir de Lima
São Bernardo

Fim de Dilma
O governo Dilma acabou. A presidente entregou ao seu criador os anéis e os dedos. Ela foi apeada do poder por Lula e seus apoiadores. Não perder a Presidência é tudo que interessa a Lula, por isso Dilma entregou ao PMDB o seu governo. E para quem não sabe, Lula voltou ao poder sem nunca ter saído e antes mesmo de 2018. Resta saber como a Justiça vai se comportar com tantos escândalos e denúncias envolvendo PT e PMDB. E como vai reagir o eleitor diante de tanta traição. Vai engolir mais uma vez o imbróglio?
Izabel Avallone
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;