Setecidades Titulo
Idosos têm até dia 31 para cadastro de ônibus
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
18/08/2000 | 18:46
Compartilhar notícia


  As pessoas residentes em Santo André com idades entre 60 e 64 anos terao até o dia 31 deste mês para fazer o recadastramento promovido pela EPT (Empresa Pública de Transporte) e serem beneficiadas pela gratuidade do transporte coletivo municipal. Aposentados por invalidez com mais de 55 anos também poderao se cadastrar e obter o cartao azul que dá direito a escolher o local em que sentarao no coletivo.

O direito à gratuidade no transporte, de acordo com lei federal, se dá a partir dos 65 anos. No entanto, Santo André garante o benefício às pessoas com mais de 60 anos.

Deverao passar pelo recadastramento somente as pessoas entre 60 e 64 anos. Elas deverao receber o cartao azul, com validade para um ano, que dá direito ao idoso passar pela catraca eletrônica e sentar-se tanto na parte dianteira como na traseira do ônibus.

Anteriormente, as pessoas apenas apresentavam a carteira de identidade para descer pela porta da frente. De acordo com informaçoes da EPT, cerca de 15 mil pessoas do município incluídas nessa faixa etária utilizam o transporte coletivo gratuitamente. Somente essas deverao fazer o cadastramento, pois aqueles que tiverem mais de 65 anos continuarao a desembarcar pela porta dianteira do ônibus ao apresentarem a carteira de identidade.

As pessoas que completaram 60 anos ou os que têm mais de 55 anos e estao aposentados por invalidez poderao fazer seu primeiro cadastro no Centro de Referência do Idoso, em Santo André, onde a EPT montou um posto especial de atendimento.

O cartao do idoso será numerado e nao poderá ser utilizado mais de uma vez na mesma viagem. No entanto, poderá ser utilizado quantas vezes for necessário durante o dia pelo beneficiário. Em caso de perda ou roubo do cartao, o usuário deve comunicar imediatamente a EPT a fim de cancelá-lo para que seja enviado um novo.

As pessoas que já estiverem cadastradas deverao apresentar junto ao documento de identidade a antiga carteirinha que dá direito ao transporte gratuito. Para novos cadastros, é necessário apresentar uma cópia e o original da cédula de identidade e do comprovante de residência. O Centro de Referência do Idoso fica na rua do Café, 32, bairro Jardim, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;