Setecidades Titulo
Diadema prevê entregar dez creches até 2013
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
29/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Crianças com idade entre zero e 3 anos ganharão cerca de 1.700 vagas na rede municipal de Diadema em até dois anos. A Prefeitura pretende entregar até 2013 dez creches no município, cinco delas com recursos do governo federal. Juntas, todas as unidades deverão custar aproximadamente R$ 25 milhões, segundo a administração municipal, já que cada uma demanda cerca de R$ 2,5 milhões.

A declaração foi feita na manhã de ontem pela secretária municipal de Educação, Lucia Helena Couto, durante vistoria à creche Lázara Silveira Pacheco, no bairro Campanário, que será inaugurada sábado e entrará em funcionamento no dia 10. A unidade terá capacidade para receber 180 crianças, que permanecerão no local das 7h às 17h. 

ENERGIA SOLAR
A novidade é que a creche contará com sistema de aquecimento por energia solar. A administração informa que os equipamentos possibilitarão que sejam dados de 30 a 40 banhos por dia sem a utilização de energia elétrica. Os novos projetos de escolas da Prefeitura também contarão com a tecnologia. Atualmente, três creches já estão em construção na cidade, sendo que uma será entregue ainda neste ano.

Atualmente, o deficit de vagas em creches no município gira em torno de 5.000. Com as entregas, o número cairia para 3.300. Ainda assim, a Prefeitura não conseguirá atender à exigência do Ministério Público. Em 2010, a Promotoria da Infância e Juventude de Diadema entrou com ação civil pública exigindo que o Poder Executivo zerasse o deficit até 2011.

A secretária promete acabar até o ano que vem com os turnos de três horas e meia. "A partir de 2012, os alunos de todas as escolas terão aula por, no mínimo, quatro horas. Isso é importante para aumentar o tempo de permanência do aluno na escola." Lucia informa que, em 2009, havia 15 escolas com jornada de três horas e meia. Atualmente, existem apenas cinco.

Além das creches, a Prefeitura pretende entregar até 2013 uma nova pré-escola, que atenderá a crianças de 4 a 5 anos. A escola será financiada com verbas federais. "Desde que assumimos, já geramos 2.000 vagas para essa faixa etária, além da municipalização de dez escolas", acrescenta a secretária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;