Setecidades Titulo
Ronco pode prejudicar pulmões e coração
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
20/09/2010 | 07:43
Compartilhar notícia


Além de desagradável, o ronco deve ser encarado como um sintoma de alguma falha no funcionamento do organismo. Associado à apneia (pequena parada respiratória noturna), comum a quem ronca, pode desencadear doenças como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, perturbações da memória, da atenção e concentração, capacidade de trabalho, acidentes, sonolência e distúrbios emocionais - a maioria delas causadas pela má qualidade do sono.

Segundo a otorrinolaringologista Silvana de Sales Fonseca, se o problema for frequente deve ser encarado como um alerta. "Se a pessoa ronca toda noite, isso deve ser investigado. É um sintoma de que a respiração não está boa, não está eficiente."

A maioria dos pacientes de Silvana é de criança alérgicas ou com problemas no tamanho da adenoide (conhecida popularmente como carne esponjosa e quando cresce muito pode obstruir a respiração) e sinusite. Entre adultos, são os obesos e os alérgicos.

"O ronco no adulto, está relacionado a problemas metabólicos, obesidade, envelhecimento normal do indivíduo, hábitos alimentares, ingestão de álcool e doenças nasais."

Para a especialista a principal causa é o nariz obstruído. Já as consequências são várias.

O que está ligado ao ronco que realmente representa perigo é a apneia, muito comum em adultos que ganham peso, explicou o professor de otorrinolaringologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Fernando Veiga Angélico Junior.

A longo prazo, a apneia pode trazer sofrimento cardíaco ou pulmonar. Com a parada respiratória, o nível de oxigênio no sangue diminui muito. Essa falta crônica faz com que os tecidos comecem a funcionar mal.

O professor disse que atualmente o número de homens e mulheres que roncam está bem equilibrado, mas que ainda é possível notar uma pequena diferença. "Entre os que sofrem com apneia o problema é um pouco mais comum em homens. por conta da constituição muscular, mesmo. Os homens também ganham peso mais rapidamente, porque as mulheres se cuidam mais e estão mais preocupadas com a saúde.

DORMIR BEM - A qualidade do sono de quem ronca e tem apneia é ruim. A pessoa não dorme direito por conta da falta de oxigênio e acorda com sono e dor de cabeça. Muitos perdem desempenho na escola, no trabalho, explicou Angélico Junior.

Foi o caso de gerente de negócios Alexandre dos Reis Pitondo, 34 anos. Ele resolveu procurar ajuda porque não conseguia descansar à noite e se sentia cansado no dia seguinte. "Eu roncava muito. Meu sono ficava quebrado, porque eu acordava com o barulho do meu próprio ronco."

O otorrino procurado diagnosticou que Alexandre tinha apneia e desvio de septo. Em junho faz dois anos que fez cirurgia corretiva, incentivado por um tio que j havia realizado o procedimento. "Minha respiração é muito melhor, meu sono mais profundo e eu acordo disposto. Não parei de roncar totalmente, mas pelo menos 50% melhorou."

Casado, o gerente de negócios de 34 anos beneficiou outra pessoa. "Minha mulher Viviane está mais feliz do que eu." Pitondo é capaz de enumerar os problemas que ainda atrapalham sua noite de sono. Em dias que ingere bebidas alcoólicas, dorme de mau jeito ou passa estresse costuma ter problemas. A má alimentação também influi bastante.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;