Setecidades Titulo Desfiles
Região celebra Independência

Desfile de Santo André recebeu em torno de 3.000 pessoas; em São Caetano, 10 mil participaram do tradicional evento de 7 de Setembro

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
08/09/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Os desfiles cívicos em homenagem aos 193 anos da Independência do Brasil mobilizaram moradores de Santo André, São Caetano e Diadema (leia mais abaixo) na manhã de ontem.

O evento andreense foi realizado na Avenida Firestone e contou com arquibancadas para receber em torno de 3.000 pessoas. O desfile teve apresentações motorizadas da PM (Polícia Militar), com efetivo de 250 policiais, que também desfilaram a pé. Além disso, também estiveram no local representantes do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), da Polícia Civil, do Tiro de Guerra, da Defesa Civil e do Semasa.

A GCM (Guarda Civil Municipal) realizou apresentação especial com suas motos que encantou os espectadores. Cerca de 300 alunos de escolas municipais da cidade também desfilaram pela avenida.

O mecânico Cláudio Ferreira Bonfim, 37 anos, acompanha os desfiles da cidade desde que era criança. Agora também traz o seu filho Davi, 6, que participava ontem pela segunda vez. “Para mim, a celebração tem gosto de infância. Quero que o meu filho também se lembre quando crescer e que isso mostre para ele a importância de ter respeito pela Pátria”, afirmou.

O segurança Paulo Roberto Jacinto, 54, trouxe a família toda para o evento. “Levantamos cedo para vir aqui. Tenho quatro filhos, todos eles já estão grandes, mas gostamos muito e não perdemos um ano.”

O prefeito Carlos Grana (PT) dedicou o ato ao menino Aylan Kurdi, que se afogou no Mar Mediterrâneo ao fugir da Síria. A foto da tragédia comoveu o mundo na semana passada. “Soubemos acolher os imigrantes italianos, portugueses e muitos outros que contribuíram para a formação da nossa região. Há pouco tempo tivemos os haitianos, que também foram acolhidos. É uma dívida que temos com os nossos avós e bisavós de continuar oferecendo condições para essas pessoas”, disse.

O comandante da PM no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paulo, que é morador de Santo André, participou do desfile pela primeira vez. “Como eu trabalhava na Capital, participava do evento realizado no sambódromo. Fiquei surpreso com a grande participação da população nesse evento que exalta o patriotismo”, disse.

SÃO CAETANO - Nem mesmo a rápida chuva foi capaz de espantar as cerca de 10 mil pessoas que foram assistir ao evento na Avenida Presidente Kennedy. Com 5.000 participantes, o desfile contou com apresentações da PM, do Tiro de Guerra e da GCM, que desfilou com as motos, os cachorros do canil municipal e também fantoches utilizados em apresentações.

O destaque foram os alunos das 39 escolas municipais e também entidades beneficentes como a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) destacou a animação da população da cidade. “Foi um desfile lindo, que reuniu instituições importantes como as escolas e as Forças Armadas. É uma forma de relembrar o passado e a luta pela independência do nosso País”, afirmou.

O secretário de Governo Nilson Bonome (PMDB) também exaltou a importância de se manter a tradição. “Algumas cidades não realizaram o evento neste ano e nós permanecemos com isso, não só o desfile militar, mas também o civil. Isso faz a diferença para a população, criando referências”, afirmou.

A aposentada Maria José Bertiso, 71 anos, é moradora da Vila Gerty e se lembrava com nostalgia de quando desfilou, aos 9. Ontem assistiu com emoção ao neto de 7 anos desfilar pela primeira vez. “Ao mesmo tempo que lembro da minha época, vejo o patriotismo nele hoje”, disse.


Parada de Diadema reúne 35 mil pessoas

Daniel Macário

O desfile de 7 de Setembro realizado na manhã de ontem em Diadema foi marcado pela grande adesão de crianças, que compareceram ao evento tanto para se apresentar quanto para assistir. Apesar da garoa e das baixas temperaturas, segundo a GCM (Guarda Civil Municipal), 35 mil pessoas estiveram presentes na cerimônia, sendo 8.000 estudantes, para dar seu grito de Independência.

Com o tema Os 3 Rs da Sustentabilidade – Reduzir – Reutilizar – Reciclar, integrantes do Exército Brasileiro, Tiro de Guerra, guardas-civis municipais e estudantes de instituições públicas e privadas embalaram o desfile ao som de cornetas e bumbos.

Após marcar presença em edições anteriores ao lado de alunos, a professora Priscila das Graças, 33 anos, aproveitou a cerimônia de ontem para levar pela primeira vez seus dois sobrinhos de 4 anos. “Gosto muita da parte do Exército e, para os pequenos, é uma diversão total. É algo maravilhoso”, relata.

Outra que curtiu a manhã de feriado ao lado dos filhos foi a dona de casa Deusni Ferreira Souza Silva, 38. “É importante manter a tradição. Sempre acompanhei minha filha nos desfiles. Hoje trouxe o pequeno de 1 ano e 3 meses para conhecer.”

Para a aposentada Pasqualina Daros, 72, a presença em massa do público foi de extrema importância. “Precisamos comemorar essa data tão especial para nosso País. Venho todo o ano, não perco por nada.”

De acordo com o secretário de Educação da cidade, Marcos Michels, o evento ganhou destaque neste ano ao aproveitar a ocasião para abordar tema sustentável. “Tivemos muitas sugestões, mas falar sobre a questão da falta de água foi mais pertinente, pois está presente na nossa rotina desde o ano passado. O mais interessante disso é ver as crianças se envolvendo não só para o desfile, mas também levando essa consciência para suas casas.”

Ao lado de vereadores e secretários, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), ressaltou a grandeza do evento. “O desfile é algo muito difícil de organizar, mas é imensa minha satisfação em ver que cada pessoa que compareceu ajudou com o que podia. Acredito que todos que marcaram presença confiam na nossa administração e gestão.”

O desfile, que aconteceu na Avenida 7 de Setembro e seguiu em direção à Praça Antônio Mota Filho, não teve nenhum ato político.

O encerramento da cerimônia ficou por conta da Secretaria de Cultura, que levou para a avenida as fanfarras feminina e masculina do Brasil Soka Gakkai International. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;