Setecidades Titulo
Academias aguardam nova dança do verão
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
08/09/2001 | 17:55
Compartilhar notícia


Queimar calorias é a ordem do dia para quem quer correr contra o tempo e tentar conseguir entrar em forma no verão. Por isso, as academias de ginástica aproveitam a época para apostar em modalidades que ajudam a acelerar a perda de peso e a definir o corpo, sem exigir muito desgaste físico dos candidatos.

A tendência para este fim de ano investe em atividades aeróbicas e cardiovasculares, como a dança e a musculação. A Body Systems – representante da empresa neozeolandeza Les Mills, e que desenvolve no país programas de ginástica como Body Pump e Body Combat – irá esperar o início da estação para lançar a sétima modalidade da marca, o Body Jam. “A aula de dança que combina diferentes ritmos, como funk, hip hop e jazz. Apostamos no programa como carro-chefe do verão”, disse o diretor técnico da Body Systems, Fernando Recco.

O programa – que tem o poder de queimar até 500 calorias por hora – será implementado em 80% das academias da região licenciadas pela marca. “A intensidade do Body Jam é mediana e exige do aluno coordenação motora baixa. Qualquer pessoa pode fazer”, afirmou.

A proprietária da academia Eizens, em São Caetano, Denise Bogdanovics Paganotti, disse que novidades são sempre bem vistas por alunos. “Isso, porém, não interfere na procura pelas aulas tradicionais. Aqui, o Body Combat e Body Pump (com carga) são os preferidos, porque têm resultados rápidos”, disse. A exceção fica para as aulas de coreografia de axé music, que deverão praticamente deixar o mercado. “Não tem mais procura por esse ritmo”, disse Ana Odete Snege, da academia Young Line, em São Caetano.

Entretanto, profissionais alertam que o excesso de atividade física pode acabar em lesões musculares graves. “Não dá para fazer milagre em pouco tempo de treinamento. O ideal para alunos turistas é participar das aulas com moderação e sempre com acompanhamento de um profissional”, disse a coordenadora do Bar Academia, de Santo André, Andrea Lucas.

A prática de exercícios implica também no desenvolvimento de flexibilidade e alongamento. Por isso, a rede Dynamic, de São Bernardo (com academias em Santo André e São Caetano), optou por lançar no verão aulas de ginástica natural que se fundamenta nos movimentos de animais, por meio de técnicas de ioga e jiu-jítsu. “Acho que a aula tem um atrativo particular porque a técnica trabalha o corpo todo”, disse a proprietária, Kelly Zanutto.

Congresso – O que é moda nas academias de ginástica dos Estados Unidos e Europa e está cotado para ser a tendência no Brasil será apresentado nesta semana na 2ªLatin American Conference & Trade Show. Na sua última edição, o evento mostrou a modalidade Body Combat, uma das mais procuradas por freqüentadores de academias da região.

Para este ano, a conferência quer agitar o mercado esportivo, e também o de nutrição, com o lançamento do programa de emagrecimento Healthy Inspirations. Segundo o presidente da Fitness Brasil e coordenador do evento, Waldir Soares, o diferencial é que o programa de reeducação alimentar é individual, com acompanhamento de personal trainner. “É como um Vigilantes do Peso personalizado. Sem empenho não se faz milagres, mas ajuda a controlar a ansiedade. O acompanhamento nutricional dentro da academia garante emagrecimento de 4 kg mensais.”

Já na área de atividade física, o lançamento do Body Jam e também do Reebok Core Trainning – aula de step modernizada – são os destaques.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;