Esportes Titulo
Ferrari apresenta novo carro
Flavio Gomes
Especial para o Diário
06/02/2002 | 14:45
Compartilhar notícia


A Ferrari apresentou nesta quarta seu novo carro para o Mundial de F-1 de 2002. Mas sua presença não está garantida no grid do GP da Austrália, que abre a temporada no dia 3 de março em Melbourne. A equipe admitiu, no lançamento da F2002, que só vai colocá-la na pista se ela se mostrar bastante confiável. Caso contrário, o carro do ano passado, com algumas adaptações, será usado nas três primeiras etapas do campeonato, que acontecem fora da Europa.

F2002. Esse é o nome do carro apresentado em Maranello, numa cerimônia que contou com a presença da cúpula da Ferrari e de seus dois pilotos titulares, Michael Schumacher e Rubens Barrichello. É o 48º monoposto feito pela equipe vermelha para correr na F-1 em mais de meio século de história da categoria.

Como o regulamento técnico não mudou quase nada do ano passado para este ano, a F2002 é visualmente muito parecida com a F2001. Mas segundo seu projetista, Rory Byrne, é um carro “totalmente novo”.

“Acredito que é a melhor Ferrari já construída”, disse Byrne. Aumentar a eficiência aerodinâmica, abaixar o centro de gravidade e maximizar o desempenho dos pneus foram as prioridades da equipe técnica comandada pelo sul-africano.

“As aletas laterais, o sistema de escapamento, o desenho dos radiadores, a aerodinâmica e a suspensão traseira são fundamentalmente novos”, afirmou Byrne. O câmbio, que faz parte do conjunto do motor numa peça única, é menor, mais leve e, de acordo com o time, permite trocas de marcha mais rápidas.

Na parte eletrônica estão as maiores mudanças, que seguem as exigências do novo regulamento: direção hidráulica controlada mecanicamente, e não mais eletronicamente, e a possibilidade de enviar informações, instruções e comandos dos boxes para o carro. “Como as mudanças foram poucas e isso permite correr com o carro do ano passado, decidimos prolongar ao máximo o desenvolvimento do novo”, disse Ross Brawn, diretor-técnico da Ferrari. “Teremos pouco tempo para testá-lo em pista. Vamos usar os próximos 20 dias para isso, em Fiorano e Mugello, para depois tomar a decisão sobre qual carro usar na Austrália, de acordo com nossos parâmetros de performance e confiabilidade.”

No discurso rebuscado, fica clara a dúvida da Ferrari sobre a resistência da F2002. “Eu prefiro começar o campeonato com ela, mas se a gente não tiver garantias de que é um carro confiável, o negócio vai ser andar com o do ano passado. De qualquer forma, estamos confiantes”, disse Schumacher, que, de acordo com o time, começa a testar a F2002 no sábado. Mas que ninguém se surpreenda se o carro aparecer andando com o alemão nesta quinta em Mugello.

Michael Schumacher vai usar pela quarta vez em sua carreira o número 1 em seu carro. É o piloto que mais vezes teve o privilégio de carregar o número do campeão na F-1: em 1995, 1996, 2001 e, agora, 2002. Alain Prost, outro tetracampeão, só utilizou o 1 três vezes porque depois de seu quarto título, em 1993, se aposentou como piloto.

Confira abaixo as especificações técnicas do novo carro da Ferrari:

Modelo: F2002
Motor: 3000 Ferrari 051 - V10
Ignição: Magneti Marelli
Transmissão: semi-automática, seqüencial, com sete marchas e a reversa
Chassis: feito em fibra de carbono
Combustível: Shell
Pneus: Bridgestone
Comprimento: 4.495 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 959 mm




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;