Esportes Titulo Jogos Olímpicos
Brasil tem 104 classificados para Londres 2012
01/11/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Após a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, encerrados na noite de domingo, no México, o Comitê Olímpico Brasileiro contabiliza - e comemora - um total de 104 atletas do Brasil já classificados para a Olimpíada de Londres, em 2012. Agora, reforça a entidade, o foco passa a ser a preparação olímpica, além da luta para que outras vagas sejam conquistadas pelo País

No Pan de Guadalajara, o Brasil terminou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos e de Cuba. Ao todo, os brasileiros subiram 141 vezes ao pódio, conquistando 48 medalhas de ouro, 35 de prata e 58 de bronze.

Além dessa campanha vitoriosa, muito parecida com a dos Jogos do Rio, em 2007, quando foram obtidas 157 medalhas, o COB comemora 24 vagas olímpicas garantidas no México.

Apesar de conquistar 26% das 93 vagas olímpicas em disputa no Pan de Guadalajara, o Brasil desperdiçou boas chances de classificação em alguns esportes em que competiu como um dos principais favoritos ao ouro, como, por exemplo, no handebol masculino, no qual a Seleção Brasileira perdeu para a Argentina na final e não pôde assegurar a participação de mais 14 atletas nos Jogos de Londres.

Os 104 atletas brasileiros já classificados para a Olimpíada de Londres representam 13 modalidades diferentes. Estão garantidas, por exemplo, equipes de esportes coletivos, como o futebol (masculino e feminino), o handebol feminino e o basquete (masculino e feminino).

Mas também existem conquistas individuais, caso dos pugilistas Everton Lopes, Esquiva Florentino Falcão e Robson Conceição, do triatleta Reinaldo Colucci, dos canoístas Erlon Silva e Ronílson Oliveira e dos ginastas Diego Hypólito e Arthur Zanetti (da equipe de São Caetano), entre outros.

Agora, os próximos brasileiros a lutar pela vaga olímpica são as seleções de vôlei, ambas na Copa do Mundo no Japão, que classificará os três primeiros colocados para Londres. A feminina começa a disputa já na sexta-feira e a masculina entra em quadra a partir do dia 20. Enquanto isso, os atletas da natação e do atletismo continuam a busca incessante pelo índice.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;