Setecidades Titulo
Conserto de calçada quebrada por árvore é responsabilidade dos moradores
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
30/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Plantar uma árvore sem antes avaliar a espécie e ter conhecimento se suas raízes irão danificar a calçada, pode virar dor de cabeça para o munícipe, que terá de se responsabilizar pelos danos e também por eventuais acidentes.

 A aposentada Tereza Passarelli, 74 anos, de Santo André, é exemplo dos problemas que árvores malcuidadas podem causar. No dia 7 deste mês, ela sofreu uma queda ao passar perto de uma árvore que tinha estourado as raízes na calçada e deixado pedras soltas. "Pisei nas pedras e terminei caindo e fraturando o nariz", disse.

 A maioria das prefeituras da região informou que os cuidados de poda são de responsabilidade das administrações, mas o conserto do piso deve ser feito pelo morador. As prefeituras de São Bernardo, São Caetano e Diadema, porém, informaram que analisam o pedido de conserto da calçada por meio das secretarias de obras.

 As administrações orientam os munícipes a não retirar as árvores que foram plantadas pela Prefeitura e, que entrem em contato para pedir a remoção.

 Caso o morador queira apenas mudar a posição da árvore na calçada, ele deve enviar projeto que justifique o motivo da recolocação para que a Prefeitura envie um fiscal para analisar o local.

 Em São Bernardo, a entrada do processo de retirada da árvore deve ser feita no Poupatempo. Após a avaliação, o munícipe receberá um comunicado da Secretaria de Finanças com os custos para a remoção.

 As pessoas não são obrigadas a aceitar o plantio de árvores feito pela Prefeitura em frente às suas residências, mas deve justificar seu pedido. A Prefeitura de Diadema é mais taxativa e salienta que o morador não pode se negar a ter uma árvore em frente à sua casa, pois a calçada é pública. Caso a árvore cause problema na calçada, porém, é o mesmo munícipe quem deverá resolver o problema.

 ESPÉCIES - Para evitar que o calçamento seja deteriorado devido ao crescimento das raízes, paisagistas orientam o plantio de espécies de pequeno porte. Entre as mais adequadas estão resedá, manacá roxo, acássia mimosa, ipê e algumas frutíferas. "Todos estes tipos possuem caules pequenos, e podem ser plantados em um espaço de 2,5 metros quadrados", explicou a paisagista Ligia Frizon.

 Para o especialista Alexandre Braga antes de plantar uma árvore é importante se preocupar tanto com o desenvolvimento aéreo de tronco e copa quanto com as raízes. "Um erro frequente que as pessoas cometem é a poda constante. Os cortes alteram o ‘metabolismo' da árvore, podendo causar até o tombamento", explicou Braga.

 Ter o espaço do canteiro é importante para delimitar uma área reservada para o desenvolvimento da raiz e absorção da água da chuva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;