Setecidades Titulo
Famosos dao nome aos bebês da regiao
Elaine Granconato
Da Redaçao
09/09/2000 | 16:35
Compartilhar notícia


  Nomes de famosos, personagens de novelas, artistas norte-americanos e até mesmo jogadores de futebol continuam batizando recém-nascidos do Grande ABC. Os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais da regiao têm em seus cadastros várias Sashas, Ronalds, Romários, Matteos e Giulianas. Sem falar nos excêntricos, porém nao menos conhecidos, o ator Kevin Costner, o ex-beatle John Lennon e Macaulay Culkin, o loirinho peralta do filme Esqueceram de Mim.

De acordo com oficiais e escreventes de cartórios da regiao, a televisao é a principal fonte de inspiraçao dos pais para escolherem os nomes dos filhos. Nesse caso, as novelas, entao, ganham um capítulo à parte. A recém-terminada Terra Nostra, novela da Rede Globo, foi responsável pela enxurrada de Matheus, em alusao ao personagem de Thiago Lacerda, o italiano Matteo, que surgiu em Diadema. "Dos 40 nascimentos/dia que fazíamos na época da novela, 20 registros levavam o nome de Matheus", afirmou a escrevente Anamares Balbino Borges, do Cartório de Registro Civil da cidade.

Para Flávio Pereira de Araújo, oficial substituto do 2º Cartório de Registro Civil de Santo André, no bairro de Santa Terezinha, que chega a fazer média de 380 registros no mês, as paixoes dos brasileiros, como futebol e novelas, ainda continuam influenciando os pais na escolha do nome. Por exemplo, durante a Copa do Mundo de 1998, na França, o atacante holandês Kluivert, hoje no Barcelona, na Espanha, foi homenageado por um pai andreense, fa do jogador.

Depois da telinha, o cinema é outro formador de idéias para os recém-nascidos serem batizados. Nesse caso, muitos pais adotam para seus filhos nomes de artistas norte-americanos, principalmente os que têm as letras y, k e w.

"Os munícipes de Rio Grande da Serra adoram os nomes importados", afirmou o escrevente e juiz de Paz do único cartório instalado na cidade, Lourival da Silva Lacerda. Entre os exemplos, das mais diferentes formas de grafia, estao: Jennifer, Franklin, Daiany, Thiely, Kethelyn, Bryan, Jhonathan, Jhuliene, Kennedy, Christopher.

É também muito freqüente no Brasil a escolha do nome ser resultado de extravagância e até mesmo ignorância dos pais ao registrarem seus filhos, originando nomes excêntricos e, muitas vezes, grosseiros. Em Mauá, há cerca de dez anos, um pai resolveu colocar o nome no filho de Rude, o que futuramente causou vários tipos de constrangimentos na criança "O pai entrou com um pedido de retificaçao do nome quando o filho tinha uns 7 anos. Me lembro, na época, que o garotinho chegou a agradecer ao juiz: `Muito obrigado meritíssimo!", contou a responsável pelo Cartório de Registro Civil de Mauá, Gilce Galindo de Lima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;