Política Titulo
Reali impõe PSB para ala radical do PT
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
09/02/2010 | 07:43
Compartilhar notícia


Ala expressiva dentro do PT de Diadema terá de aceitar o PSB no governo Mário Reali, apesar da resistência com a sigla que historicamente caminhou na oposição aos petistas na cidade. Isso é fato nos bastidores do Paço e na cabeça do chefe do Executivo, que travou longa discussão de quase três horas com representantes da executiva e da bancada do PT na Câmara.

Mesmo com restrições por parte de alguns petistas, o que emperra neste momento para a batida de martelo é o PSB aceitar o comando da Secretaria de Segurança Alimentar, hoje nas mãos de Pedro Soares (PSC), além dos cinco cargos oferecidos na administração - que ainda não foram definidos quais e onde seriam. Em troca, os socialistas terão de apoiar e cantar em prosa e verso a candidatura do ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT) para deputado federal.

O presidente do PT municipal, Josemundo Dario Queiroz, o Josa, confirmou em partes o que a reportagem do Diário apurou. "Realmente existe um segmento dentro do PT que tem resistência à aliança e pediu que aprofundemos o diálogo interno", apontou.

Porém, segundo Josa, o prefeito julga ser interessante e estratégica a união com os socialistas não só para fortalecer a base de sustentação no Legislativo como na disputa de 2012.

O presidente admitiu que a Pasta de Segurança Alimentar é uma possibilidade. "Existem outros dois cenários também", disse Josa, que não quis revelar quais seriam para evitar "constrangimentos".

Mas negou que, além de compor o alto escalão do governo com uma secretaria, o PSB ganharia cargos. "Não existe essa discussão", rebateu. Josa rechaçou o apoio a Felippi como "condição" imposta pelos petistas. E declarou-se favorável à aliança com o partido de oposição. "Em Diadema, PT e PSB devem reescrever a história", filosofou o ex-secretário de Obras do governo Filippi.

OFICIAL - O convite já foi feito por Reali ao PSB, segundo Josa. O vice-prefeito Gilson Menezes (PSB) disse ontem que não existe nada de oficial, inclusive nenhuma reunião agendada.

O presidente do PSB de Diadema, Manoel José da Silva, o Adelson, não deu retorno à reportagem. No pleito municipal de 2008, o ex-vereador saiu como candidato a vice-prefeito na chapa do deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB), principal rival político dos petistas na cidade.

O porta-voz do PSB foi Célio Lucas de Almeida, o Célio Boi. O vereador, o mais crítico em relação à administração petista, refutou a negociação de cargos e de apoios políticos. "O PSB tem projetos e candidatos próprios. Nossa ideia é agregar", argumentou. Procurada ontem, a Prefeitura de Diadema não respondeu sobre a nova data para discussão entre o governo e o PSB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;