Setecidades Titulo
Após 5 anos, Carnaval volta a Mauá
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
01/03/2003 | 18:26
Compartilhar notícia


Depois de cinco anos sem desfile, Mauá volta a receber neste domingo, a partir das 16h, na avenida Cineasta Glauber Rocha, no Jardim Cerqueira Leite, cerca de 650 foliões. Organizado pela Uesma (União das Escolas de Samba de Mauá), com apoio da Prefeitura, o Carnaval da cidade contará com a participação de várias escolas de samba, que farão um único desfile. Cada entidade levará sua bandeira, carro alegórico e os próprios carnavalescos.

Sete escolas deveriam desfilar, mas pelo menos uma – a Flor do Morro – desistiu, por discordar do desfile unificado. O desfile será aberto com um carro da Uesma, no qual estarão presentes integrantes da federação das escolas de samba. Eles puxarão o samba-enredo Por Falar em Saudade, o Samba Pede Passagem. A Prefeitura liberou R$ 60 mil para cobrir despesas com som, iluminação e manutenção dos equipamentos dos sambistas. Além disso, funcionários do trânsito, da saúde e da Guarda Municipal darão suporte técnico à festa.

Para aqueles que forem conferir de perto as comemorações de Momo em Mauá, a Prefeitura organizou um esquema especial de trânsito e transporte coletivo. A avenida Presidente Castelo Branco, no sentido bairro-Centro, será interditada na altura do número 1.027 até a rua Agenor Freire, no Jardim Zaíra, a partir das 7h de domingo. Para se dirigir ao Centro, o motorista terá de entrar na rua Ricardo Bechelli e seguir pela avenida Washington Luiz até a altura do número 625. Quem estiver no sentido oposto e quiser chegar ao Jardim Itapeva ou ao Jardim Zaíra terá de trafegar pela avenida Doutor Getúlio Vargas, seguir pela rua João Pessoa e depois pela avenida Barão de Mauá.

A frota de ônibus da cidade será aumentada em 15% e haverá linhas especiais, com saída de todos os terminais, para levar a população até o local do desfile. Se houver necessidade, o horário de circulação dos carros será estendido.

História – O Carnaval de Mauá já foi considerado um dos melhores do Grande ABC. Na década de 80, a cidade recebia cerca de 80 mil pessoas – recorde de público na região – para apreciar os desfiles das escolas de samba. O sucesso em 1987 foi tão grande que fez com que o prefeito à época, Leonel Damo, aprimorasse a infra-estrutura da avenida Capitão João, onde aconteciam os desfiles, para o ano seguinte.

Em 1996, a Prefeitura de Mauá apostou no conforto do público e investiu no aumento da capacidade das arquibancadas, que eram armadas na avenida Portugal. Os 13 mil lugares foram ampliados para receber 22 mil pessoas. Já os camarotes, que no ano anterior eram 16, aumentaram para 36. Em 1998, sem apoio financeiro da Prefeitura, a Uesma interrompeu os desfiles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;