Política Titulo
Calheiros diz que PT e PMDB firmaram parceria ampla
Da Agência Brasil
02/09/2003 | 20:30
Compartilhar notícia


PT e PMDB fecharam nesta terça-feira um 'pacto de poder' para, entre outras coisas, unir os dois partidos nas eleições municipais de 2004. De acordo com o líder da legenda no Senado, senador Renan Calheiros (AL), o acordo, avalizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião no Palácio do Planalto, vai além da união para as próximas eleições, porque sela a participação do PMDB no governo de forma a "dividir responsabilidades, participar de decisões e ajudar a definir as políticas públicas".

Sobre as críticas de que a união formal do PMDB só seria real quando o partido finalmente ganhasse os ministérios que reivindica, Renan disse que a aliança fechada nesta terça não se resume a apenas cadeiras na Esplanada dos Ministérios. "O que está em jogo não é apenas o apoio do nosso partido no Congresso. Não se trata de ocupar ministérios somente. Estamos empenhados em aprofundar um pacto estratégico de poder com o PT", disse.

O senador não quis especular sobre quando o PMDB entrará definitivamente no governo. Renan argumenta que seu partido sabe que, na política, existe um "timing" para que as coisas aconteçam. O ideal, para ele, é que o PMDB vá para o governo no bojo de uma ampla reforma. "Mas apenas no momento certo", disse.

Quando chegar a hora, Renan garantiu que a presença dos peemedebistas no governo será correspondente "ao seu peso político e ao seu tamanho", mas não quis adiantar nomes ou pastas. O partido detém a maior bancada no Senado e a segunda maior da Câmara dos Deputados.

Por enquanto, a única garantia é de que o PMDB vai reforçar seu apoio às reformas tributária e da Previdência, a exemplo do que fez nas duas votações da reforma da Previdência na Câmara. "Nosso partido reafirma seu compromisso com a governabilidade. Estamos dispostos a ajudar o país", resumiu.

A decisão de unir os dois partidos foi tomada em almoço do presidente Lula com líderes da bancada peemedebistas. Segundo Renan, foi o presidente Lula quem deixou clara a vontade de incluir o PMDB no primeiro escalão do governo, por considerá-lo um partido que tem um "papel estratégico" a desenvolver. "O presidente deixou claro que quer a participação do PMDB no governo. O partido está sendo formalmente convidado a isso", disse Renan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;