Setecidades Titulo Educação
Reitor da Fundação renuncia ao cargo

Em meio à crise financeira, José Amilton de Souza alegou saída por problemas particulares

Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
12/08/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Reitor da FSA (Fundação Santo André) desde abril de 2014 e com mandato previsto para até 2018, José Amilton de Souza renunciou ao cargo na manhã de ontem, durante reunião do conselho diretor. O gestor deixa o cargo em meio à crise financeira instalada na instituição de Ensino Superior, que soma R$ 54,6 milhões em débitos envolvendo Imposto de Renda, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e endividamento bancário.

“Ele (Souza) alegou problemas particulares. Na verdade, a gente vinha sentindo que ele estava com problemas de saúde, porque estava indo ao cardiologista para acompanhamento da alteração de pressão arterial”, falou a pró-reitora de Planejamento e Administração, Verenice Garcia Abdulmacih. “Não vou dizer que não tenha peso (a questão financeira), porque até eu fico nervosa, às vezes, com o problema da instituição, mas não acredito que tenha sido isoladamente a razão”, completou.

Publicação feita no Diário Oficial da União em 3 de julho revela que o nome de Souza aparece como aprovado em concurso público da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, para assumir a função de professor na disciplina de Metodologia e Prática do Ensino de História. Antes de ser eleito reitor da FSA, ele era coordenador do curso de História. A equipe de reportagem tentou contato com o ex-reitor durante todo o dia, mas não obteve sucesso.

Por enquanto, quem assume o cargo é a vice-reitora, Leila Modanez. Em até 90 dias, um novo processo eleitoral será realizado para a escolha de um novo gestor. Leila já adianta que não colocará seu nome à disputa. “Fui eleita para ser a vice-reitora e pretendo concluir como vice”, disse. “A Fundação tem nome, qualidade e não vai ser a renúncia do reitor que vai fazer com que isso caia por terra. Vamos continuar tudo como antes e trabalhar muito”, acrescentou.

Os candidatos serão votados pela comunidade universitária (docentes, funcionários técnicos administrativos e estudantes). Após isso, o Conselho Universitário se reúne para elaborar a lista tríplice para reitor e vice-reitor que será encaminhada ao prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), responsável por nomear o próximo gestor da instituição.

O chefe do Executivo andreense diz que hoje terá mais detalhes sobre os procedimentos que serão feitos agora. “Fiquei triste com a saída do reitor, que tem trajetória e vida acadêmica irreparáveis, mas respeitamos a decisão”, comentou. Grana ressalta ainda que a instituição exerce “papel relevante na área do Ensino Superior” para a cidade e região.

Essa é a segunda vez que um reitor deixa a faculdade antes de concluir seu mandato. A primeira foi em 2008, quando Odair Bermelho foi afastado após denúncias de desvio de dinheiro da instituição.

ACORDO - A FSA cumpriu o tratado feito com docentes e revogou o desligamento de 22 funcionários, além do pagamento de metade do salário de junho nesta semana, com quitação do valor total até o fim do mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;