Setecidades Titulo
Folia de Reis do Baeta completa 61 anos com festa
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
19/12/2010 | 09:01
Compartilhar notícia


O metalúrgico, árbitro de futebol, pagodeiro e embaixador da Companhia de Reis Estrela Guia, Aparecido de Lima, se emocionou ao lembrar do motivo que o fez assumir o cargo mais importante de uma das duas únicas companhias remanescentes em São Bernardo. "Quando meu irmão faleceu, em 2001, senti que só havia eu para levar adiante a tradição de mais de 100 anos que a minha família trazia", disse o filho do mineiro José de Lima, festeiro da companhia. Ontem, a Estrela Guia foi prestigiar a festa da outra companhia que restou na cidade: a Baeta Neves, que completou 61 anos.

Ana Goulart, a dona Anita, era das mais animadas. Viúva de um folião, ela estava familiarizada com as atrações musicais. "Eu acompanhava meu velho na Folia. Eu cantava, adorava. Essas músicas que eles estão cantando, eu conheço todas", disse, mostrando o tornozelo de 78 anos inchado de dançar. "Uma vez, até machuquei o pé dançando Catira."

Mineira de Bordas da Mata, ela mora em São Paulo há cerca de 50 anos. "Só não volto para lá por causa dos meus filhos e netos." Ela disse que adora as companhias de Reis de São Bernardo, mas que é diferente de onde ela morava. "Aqui não é todo mundo que recebe (a folia em casa). Lá tem bem mais casas que os acolhem."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;