Setecidades Titulo
Roedores são maior risco em Santo André
Aline Mazzo
Do Diário do Grande ABC
19/12/2006 | 22:32
Compartilhar notícia


Os ratos ainda são os principais vilões da saúde de Santo André. No levantamento de riscos realizado pelo departamento de Vigilância à Saúde a presença de roedores é notada em todas as 18 áreas do Orçamento Participativo e aparece como o líder no número de reclamações da população.

Esse trabalho teve início em fevereiro e fez o levantamento bairro a bairro dos problemas ligados à saúde. Todos esses dados foram quantificados e transformaram-se em mapas, facilitando a visualização do problema.

Foram mapeados 10 tipos de riscos à saúde que vão desde a presença de insetos até manipulação de alimentos e produtos químicos sem licença. Eles agrupam informações dos técnicos da vigilância com a percepção dos moradores. As estatísticas, assim como os mapas, foram apresentados terça-feira pela Vigilância à Saúde.

A diretora do departamento, Maria Luiza Leão Saluno Malatesta, destacou que o estudo será de extrema importância para direcionar os investimentos e as campanhas do município. “Agora sabemos onde está cada problema do município. Com isso, podemos discutir com todas as secretarias quais atitudes devem ser tomadas.”

Diante da apresentação dos dados, as secretarias envolvidas com os problemas abordados terão até o ínicio de fevereiro de 2007 para propôr projetos de combate aos riscos mapeados.

O prefeito de Santo André, João Avamilleno, estava empolgado com os dados sobre a cidade. “Foi um estudo muito longo e agora temos condições de combater as pragas que acometem a cidade, principalmente os ratos.

Roedores - Maria Luiza explica que a idéia de transformar as informações em mapas foi motivada pelo problema de excesso de roedores no município.

Por conta dessa urgência, os mapas com a incidência de ratos nos bairros foram os primeiros a serem usados para o programa de desratização, realizado durante esse ano no município. “Já notamos uma redução expressiva nas reclamações referentes aos ratos. Isso mostra que todo o trabalho está dando resultado”, comemorou a diretora.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;