Setecidades Titulo
Temporal volta a castigar Grande ABC
Do Diário do Grande ABC
14/01/2011 | 07:31
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A cena se repete. Mais uma noite de chuva intensa no Grande ABC complicou o trânsito, alagou ruas e avenidas, desmoronou casas e transbordou cursos d'água. Por volta das 20h, o Rio Tamanduateí, em Santo André, extravasou o seu leito e bloqueou a Avenida dos Estados nos dois sentidos. A situação só começou a se normalizar por volta das 21h30, quando parou de chover forte e parte da água acumulada escoou e a pista deixou de ser rio para ser, de novo, Avenida dos Estados.

O acesso pelo Viaduto Adib Chammas ficou completamente congestionado. Pedestres que desceram dos ônibus para seguir a pé observavam incrédulos a enxurrada. A maioria registrava com fotos e vídeos, enquanto avisavam a família pelo celular.

Duas amigas que voltavam de um shopping localizado nas proximidades ficaram assustadas. "Nunca vi isso. Decidimos ir andando até o Jardim Alzira Franco, pois a estação está alagada", disse Daiana da Silva, 28 anos.

Deslizamentos de terra, que não deixaram pessoas feridas, foram registrados no Jardim Santo André, em Santo André, e no Jardim Rosina, em Mauá - conhecidas áreas de risco.

Em Santo André, uma casa foi ao chão na Rua Eneida, que precisou ser fechada. Em Mauá, uma moradia também foi destruída. O acidente aconteceu no mesmo local onde um deslizamento matou um catador de recicláveis na terça-feira, na Rua Vereador Alberto Ratti. Para evitar perigos, a Defesa Civil e os bombeiros retiraram de suas casas os moradores vizinhos ao barranco.

O terminal de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), no Centro de Santo André, ficou completamente alagado e prolongou a viagem de volta para casa dos passageiros. Nos trilhos da linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), pontos de alagamento se formaram e impediram a passagem das composições.

A partir das 19h50, os trens da Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) só circulavam entre as estações Luz e São Caetano e estações Mauá e Rio Grande da Serra. Para completar a viagem no trecho entre São Caetano e Mauá, ônibus foram colocados à disposição dos passageiros, mas, perto das 21h, nem mesmo os coletivos conseguiam passar pelas áreas alagadas.

Na Rua Coronel João Albuquerque Lins de Barros, no Parque São Vicente, em Mauá, a força da água deixou estragos na casa da advogada Monique Dominicheli do Nascimento, 26. Por volta das 19h, parte do muro caiu e deixou a residência cheia de lama. "A máquina de lavar, que fica nos fundos, foi parar no portão da garagem, totalmente retorcida", contou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;