Setecidades Titulo Carnaval 2012
Tradição de Ouro espanta inveja pelo tri
Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
19/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


Com o enredo Os Homens de Mérito Não Precisam Cuidar de sua Fama. A Inveja dos Tolos e dos Petulantes se Encarregam de Propagá-la, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Tradição de Ouro tenta dar pontapé na inveja para conquistar o segundo título seguido do Carnaval de Santo André, o terceiro da história da agremiação no grupo de elite da Folia.

"A gente queria falar desse tema há algum tempo. É algo visto na história da humanidade desde Adão e Eva, Jesus Cristo e que existe até agora", explicou o presidente da escola, Luis Roberto Britto Gomes, popularmente conhecido como Luizinho.

As alegorias, adereços e fantasias da escola já estão praticamente prontos. Serão aproximadamente 350 vestimentas. "Começamos fazer em setembro e tudo correu tranquilamente, não tivemos nenhum problema. Quanto mais se deixa para o final, pior é. Faltam apenas detalhes da comissão de frente", explicou o presidente.

A Tradição de Ouro entrará na avenida com três carros alegóricos. "A montagem já está bem adiantada. Só estamos esperando alguns operários que fazem esse serviço vir de fora de São Paulo para terminar o abre-alas", relatou Luzinho.

Com orgulho, o presidente diz que todos os integrantes que irão participar do desfile são do bairro Santa Terezinha, onde está localizada a sede da agremiação. "Geralmente, as outras escolas fazem enxerto, trazendo componentes de outros lugares. Graças a Deus, todos que vão desfilar são daqui. Antes tinha um pessoal de Mauá que formava uma ala. Mas chegavam alcoolizados, não sabiam cantar o enredo. Para não ter problema, cortamos essas pessoas."

Porém, mesmo com o apoio da comunidade, Luizinho acredita que terá maiores dificuldades para conquistar o bi-campeonato. "Todo mundo entra para ganhar, mas neste ano a diretoria sentou, conversou e decidiu investir na estrutura da escola. Estamos vindo forte, mas não como no ano passado, quando tivemos mais dinheiro para o desfile", lamentou. "Decidimos trocar os instrumentos e gastamos R$ 10 mil. Também compramos outros equipamentos. Optamos por investir na escola em 2012", acrescentou.EM

O presidente apontou as dificuldades enfrentadas para chegar com força na disputa. "Antes, fazíamos os carros em um terreno invadido. Parece que quando há problemas as pessoas têm mais garra e comparecem mais para colaborar", finalizou.

Sem quadra, ensaios da bateria são realizados na praça

A Tradição de Ouro foi campeã do Carnaval de Santo André em 2011 e em 2009. Porém, a escola sempre enfrentou grande dificuldade para bater de frente com as concorrentes: não possui quadra própria. Os ensaios da bateria são realizados na Praça João Rosa, em frente ao clube de bocha.

"Esse é nosso principal problema. Se a gente tivesse quadra, seríamos uma das maiores escolas da cidade. Já fomos campeões do Grupo A duas vezes, apesar disso. Há escolas que têm baita estrutura e nunca conquistaram o primeiro lugar da Folia", disse o presidente da Tradição, Luizinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;