Setecidades Titulo
Faltam uniformes e material escolar em Santo André
Evandro Enoshita
Tiago Dantas
05/03/2010 | 07:52
Compartilhar notícia


Cerca de um mês após o início das aulas, os estudantes da rede municipal de Santo André ainda não têm uniforme. Parte deles também não recebeu o kit de material escolar distribuído pela Prefeitura. Alguns pais pensam em levar um abaixo-assinado à administração municipal para cobrar a resolução rápida do problema. Eles reclamam que acabam gastando muito dinheiro com coisas que deveriam ser gratuitas.

Mas as queixas não se resumem ao peso no orçamento. "Se as crianças estão todas uniformizadas, é uma segurança. A gente identifica os meninos que são da escola de longe", opinou o técnico de segurança do trabalho Daniel Veloso, 38 anos, ao buscar o filho Felipe, 3, na Emeif Cidade Takasaki, no Jardim Alzira Franco.

"Já é o segundo ano que estão falando isso. O pessoal está até pensando em passar um abaixo-assinado para ver se resolve o problema", diz Veloso. Já a preocupação da dona de casa Maremy Soares da Silva, 39, é com o desgaste das roupas que seus filhos usam no colégio. "Criança é fogo. Eles vão brincar no parquinho e estragam toda a roupa. E lá vai a mãe ter que lavar tudo", explica.

Como não há padrão para os trajes, cada estudante vai com a roupa de uma cor. Um ou outro garoto se destaca por usar o uniforme, que o pai comprou em alguma confecção. Foi o que fez o desempregado Eliseu Gonçalves, 37, pai de Erica, 5. "Que eu saiba, existe uma verba para a compra dessas peças de roupa, mas até agora só ficou na promessa", afirmou Gonçalves, enquanto levava a filha à Emeif Comendador Piero Pollone, no bairro Cidade São Jorge.

Além de não ter uniforme, os alunos da Emeif Madre Teresa de Calcutá, no Parque João Ramalho, tiveram que esperar quase três semanas para retirar o material escolar prometido pela Prefeitura. "Veio caderno, caneta, lápis de cor. Tudo de qualidade", avalia o esfiheiro João Oliveira, 42. "Mas o que não entendo é o porquê de demorarem para entregar se o início das aulas é um negócio programado", completa.

A Prefeitura de Santo André afirmou que a "Secretaria de Educação está empenhada em entregar os uniformes o quanto antes." No começo do mês, o prazo era junho. Os conjuntos ainda não foram entregues porque "o edital de licitação publicado ano passado foi alvo de recurso." A administração garantiu que "os ajustes estão sendo feitos para a nova publicação." Os kits são compostos por camisetas de manga curta e manga longa, agasalho, calça, saia, short e tênis. Já os materiais escolares estarão nas mãos dos alunos até a próxima semana, diz a Prefeitura.

Medidas dos alunos foram tiradas ano passado

Pais de alunos de escolas municipais de Santo André questionam a medição dos tamanhos para a confecção dos uniformes feita no início do segundo semestre do ano passado pela Prefeitura.

"Eles vieram aqui e mediram todas os estudantes. Mas vão entregar as roupas um ano depois dessa medição. Tem criança que já saiu da rede, tem menino que cresceu demais... Nessa idade eles crescem muito", afirma a dona de casa Inês Nunes Soares, 41 anos.

"Tomara que esses uniformes não cheguem perdidos", diz o aposentado Carlos Camassa, 63. A Prefeitura alega que fez a medição pois "precisou definir todas as características e detalhes do uniforme", que deverá ser entregue a 34 mil alunos, para formular o edital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;