Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Santa Casa pleteia sede do São Lucas

Unidade de Saúde filantrópica presta atendimento ambulatorial gratuito

Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
19/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Aberta há quatro meses, a Santa Casa de Ribeirão Pires, entidade 100% filantrópica, paga aluguel de R$ 5.000 de imóvel na região central. Porém, a expectativa da diretoria é transferir-se, futuramente, para o prédio onde hoje funciona o Hospital e Maternidade São Lucas, unidade municipal e gerida pela Organização Social de Saúde Pública.

Neste caso, a Prefeitura teria de ser a principal parceira no ousado projeto. "Temos dificuldades de pagar o aluguel e as outras despesas, principalmente pelo fato de oferecermos serviços de Saúde sem custo algum à população", afirmou o diretor administrativo e fundador da Santa Casa local, Edinaldo Paulo dos Reis.

E o administrador hospitalar adiantou que já houve conversa informal com o chefe do Executivo, Clóvis Volpi (PV). "Há promessa do prefeito de doação do prédio do São Lucas", afirmou Reis.

Desde sua abertura ao público, a Santa Casa oferece apenas o atendimento primário, ou seja, ambulatorial. Por mês, em média, são entre 250 e 300 consultas nas especialidades clínica médica, ginecologia, cardiologia e neurologia, além das áreas de psicologia, fonoaudiologia, assistência social e nutrição.

Com a estrutura física do São Lucas, além da busca de convênios públicos e privados (planos de saúde e empresas), o atendimento médico seria ampliado. O que foi confirmado pelo diretor técnico da Santa Casa, o cardiologista Wagner Ciongoli. "Nos daria resolubividade maior para investirmos em internações e cirurgias", apontou.

A Prefeitura de Ribeirão confirmou que existe "vontade" do prefeito na doação do prédio, mas que dependeria de várias tratativas, inclusive autorização legislativa. A extinção do São Lucas só ocorrerá com a entrega total do Complexo Hospitalar de Ribeirão Pires, em construção pelo município.

Grávida de seis meses participa de curso para gestantes

A partir do dia 24, a auxiliar de monitoramento Ana Paula dos Santos, 27 anos, é uma das dez futuras mamães que participarão do primeiro curso Gestante Saudável, promovido pela Santa Casa de Ribeirão Pires. 
No total, serão quatro semanas de curso - as aulas ocorrerão às terças-feiras, das 18h às 22h. Entre os temas, detalhes do parto e amamentação do bebê.

Mãe de Pedro Henrique, 7, Ana Paula, grávida de seis meses, faz o pré-natal na Santa Casa, desde outubro. "Adoro o atendimento e o médico (Marcelo Alves Arid) é uma pessoa maravilhosa", afirmou a mulher. O casal aguarda a chegada de Pietra. Detalhe: todos os profissionais da Santa Casa são voluntários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;