Setecidades Titulo
São Bernardo combate febre maculosa
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
29/04/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


Nos últimos dois anos, a febre maculosa, transmitida pela picada de um tipo específico de carrapato, registrou taxa de mortalidade de 100% em São Bernardo. Ao todo, quatro pessoas morreram, sendo três em 2010 e uma neste ano. A vítima mais recente é um menino de 13 anos, morador do Parque dos Químicos.

Desde 2007, 12 pessoas morreram vítimas da doença na cidade. Na região, foram pelo menos 30 mortes, sendo sete em São Caetano e 11 em Santo André. As demais cidades não responderam.

Para controlar o número de casos da febre, que ataca principalmente crianças e adolescentes, a Secretaria de Saúde de São Bernardo iniciou no Grande Alvarenga um plano de combate à doença. A transmissão concentra-se nos bairros Parque dos Químicos, Vila União, Cooperativa, Jandaia, Silvina e Pinheirinho, que receberão as ações a partir do próximo mês. São áreas rodeadas por vegetação densa, infestadas por carrapatos e com circulação de animais.

Segundo o veterinário da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses Paulo Francisco Toledo dos Santos, a região já passa por medidas de prevenção e controle há alguns anos. "Entre as novas ações estão previstas a capacitação de profissionais de Saúde, a sensibilização de líderes comunitários, mutirões nos domicílios, palestras em escolas, captura de animais e desinsetização, entre outras", disse.Também serão distribuídos 60 mil folders e 500 cartazes, além de faixas de alerta sobre a doença. 

SINTOMAS
O veterinário explicou que os sintomas se apresentam de um a 14 dias após o contato com o carrapato vetor. "A pessoa começa a ter febre alta, forte dor de cabeça, calafrios e vermelhidão nos olhos, além de manchas vermelhas pelo corpo", enumerou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;