Economia Titulo
Delegados sindicais reúnem-se em S.Paulo
08/06/2003 | 20:38
Compartilhar notícia


Cerca de cem delegados sindicais representantes dos metalúrgicos reuniram-se domingo em São Paulo para debater conjuntura, reposição de perdas salariais, índices de reajuste, plano de luta e a possibilidade de estabelecer-se um calendário nacional para campanha da categoria. A plenária, organizada pela CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), termina nesta segunda-feira, quando será elaborado um documento com as metas até o próximo congresso nacional, em 2004.

De acordo com o presidente em exercício da CNM, Fernando Augusto Moreira Lopes, o encontro serve para reiterar o apoio ao novo presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Luiz Marinho, eleito sábado com 74,7% dos votos; pontuar as posições da categoria sobre as reformas e o PPA (Plano Plurianual) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e unificar a categoria.

“Nossa pauta de reivindicações continua a mesma”, ressalta Lopes. “O que muda, com o novo governo, é o espaço para negociar, que agora é maior.” Encabeçam a lista de exigências constantes a reposição salarial integral (que, calculada com base na inflação deste mês, chegaria a 15%, segundo Lopes), aumento real entre 4% e 10%, baseado no aumento de produtividade de cada setor da categoria, e a substituição do sistema de data-base pela contratação nacional coletiva e calendário único para as campanhas salariais.

Sábado, durante a plenária, os sindicalistas falaram da importância da reforma da Previdência, mas defenderam um teto de R$ 4,8 mil para o funcionalismo público, o dobro do proposto pelo governo. “Também queremos que a taxação dos inativos esteja vinculada a este teto”, afirmou o presidente da CNM. Domingo, o presidente da Câmara dos Deputados, ex-metalúrgico João Paulo Cunha (PT-SP), falou sobre conjuntura. Nesta segunda-feira, Vicente Paulo da Silva (PT-SP), o Vicentinho, e o presidente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneguelli, ex-presidentes da CUT, estarão na plenária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;