Economia Titulo
Ministro diz que juros criaram 'falsa polêmica' no país
Genebra
Da AE
08/06/2003 | 20:37
Compartilhar notícia


O ministro do Trabalho, Jaques Wagner, afirmou domingo, em Genebra, que o debate sobre a taxa de juros criou uma “falsa polêmica” no Brasil. Segundo Wagner, não será apenas baixando o custo do capital que o país conseguirá crescer. “Taxa de juros, sem dúvida, pesa no desenvolvimento, e vamos continuar perseguindo sua queda, mas temos de lembrar que, na Europa e no Japão, onde taxas de juros são baixas, o crescimento também está estagnado”, afirmou Wagner, que está na Suíça para participar da reunião anual da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

“A taxa de juros não é uma varinha de condão, que, no dia que baixar, vai gerar desenvolvimento”, afirmou. Segundo ele, para que haja crescimento, o mundo precisa debater um novo modelo econômico. “Não podemos só viver de ajuste fiscal e de equilíbrio macroeconômico. O que deve ser repensado é o modelo econômico que se adota no mundo”, disse Wagner, que lembra que só com crescimento é que poderão ser criados novos postos de trabalho no Brasil.

Parceria – Nesta segunda-feira, o ministro do Trabalho fará um discurso na OIT e pedirá que os países, pobres e ricos, comecem a pensar em uma nova parceria internacional para se criar empregos e desenvolvimento. “O desemprego é um problema de todo o mundo. Algo não está sendo bem conduzido e precisamos acender uma luz de alerta. Todos os governos estão com problemas em suas previdências, nas questões sociais e com o desemprego. Vamos esperar até quando para debater esses temas?”, questionou.

Wagner acredita que a comunidade internacional deve discutir se o modelo macroeconômico em vigor está “conduzindo a solução ou agravando os problemas existentes na sociedade”. “Esse questionamento deve ser feito de forma urgente e acredito que a OIT é um dos fóruns adequados para isso”, completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;