Cultura & Lazer Titulo
Intervenções urbanas
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
16/09/2011 | 07:56
Compartilhar notícia


Com a proposta de ampliar a noção de espaço público assim como estimular a percepção do município pelos habitantes, o projeto "Arte na Cidade" promoverá série de intervenções artísticas em diferentes pontos de São Paulo, até novembro.

Orçada em R$ 1,2 milhão, a partir de edital lançado em junho, a edição de estreia será aberta amanhã, às 11h, com o "Projeto Para Uma Pintura Com Temporal", de Thiago Rocha Pitta. O artista pintará a galeria Gentil Carioca (Avenida São João, 1.400) com tinta especial, feita com óxido de ferro. A intenção é que pinturas espontâneas sejam criadas, à medida em que o ferro se oxide com as chuvas, e sejam acompanhadas durante dois anos.

Mais tarde, às 15h, será a vez de José Spaniol inaugurar o projeto "Descanso na Sala", que ficará exposto no Parque Burle Marx (Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200). Na intervenção, está pendurada sala com mesas e cadeiras. "É um conjunto de linhas de metal, cujo desejo pode ser melhor entendido se olharmos para o seu reflexo na água", explica o secretário adjunto de Cultura, José Roberto Sadek.

No outro fim de semana, mais intervenções serão inauguradas. No dia 24, às 11h, Paulo Penna colocará xilogravuras de grande formato em pilares e passarelas do Parque Dom Pedro II (Av. do Estado). Já Mauro Sérgio Néri fará intervenção na Praça Eugene Boudin (entre a Ponte Eusébio Matoso, a Avenida Rebouças e a Passarela Sustentável), no dia 25, a partir das 15h. No total, 21 muros serão decorados em grafite e transformados em espaços de convivência.

Outras ações estão previstas para os próximos meses como "Clara-Clara", de Laura Vinci. Sete redes de nylon com sete luminárias cada, ligadas por 24 horas, devem substituir a iluminação da Rua Dr. Miguel Couto, situada no centro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;