Setecidades Titulo
Paixão por ônibus
aproxima pessoas
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
02/05/2011 | 07:40
Compartilhar notícia


Aviões, carros importados, navios. Estes veículos costumam alimentar o imaginário de crianças apaixonadas por velocidade ou tecnologia. No entanto, um grupo nutre uma apreciação considerada inusitada, especialmente por se tratar do principal meio de transporte de grande parte dos brasileiros. São os chamados busólogos, pessoas que são mais do que meros usuários de ônibus: são apreciadores.

Apesar de começar na infância, muitos marmanjos mantêm o gosto e seguem com muita paixão. No Grande ABC, os busólogos costumam trocar fotos e informações sobre os veículos longos pela internet. Um dos blogs, o Ponto de Ônibus, é mantido pelo jornalista Ádamo Bazani, que alimenta o site com dados sobre os coletivos.

Pela rede, os participantes costumam marcar encontros em terminais ou garagens de ônibus para conversar sobre os veículos e conhecer novos modelos, que são exaustivamente fotografados e examinados minuciosamente.

Discussões acaloradas alimentam os encontros. Qual é o melhor motor? Scania? Mercedes? Volkswagen? E a melhor carroceria? Caio? Marcopolo? Independente das preferências, os usuários garantem que os debates são pacíficos.

O auxiliar de almoxarifado Rodrigo Olímpio, 30 anos, é um dos fanáticos. Desde os sete anos ele se considera fã dos ônibus, o que o levou a colecionar miniaturas de diversos modelos. Ele lembra com nostalgia dos tempos em que era garoto.

"Antigamente, os ônibus, principalmente os intermunicipais, tinham pinturas diferentes entre si. Então, só de bater o olho você já sabia que empresa era e qual a linha. Hoje em dia, todos são pintados conforme o padrão da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Isso acabou, perdeu a graça", lamenta.

Ao entrar nos ônibus, outra mania inusitada: Olímpio procura se acomodar próximo ao motor do veículo, para apreciar o barulho.

O agente de viagens Douglas De Cezare, 40, começou com o hobby aos dez anos. Já crescido, a paixão o levou a trabalhar com o transporte coletivo. "Trabalhei na antiga Viação Santa Rosa e depois fui para a CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos)." De Cezare é dono de um arquivo com mais de 35 mil fotos de ônibus de todo o Brasil.

Os busólogos contam que costumam ser questionados por amigos sobre os motivos que os levaram a idolatrar os coletivos.

"Até hoje me pergunto porque quando criança gostava de ônibus e não de avião ou carro", brinca o agente de viagens. Ele explica que é comum entre o grupo escolher as rodoviárias - ao invés dos aeroportos - ao fazerem longas viagens. Outra mania de alguns é ir aos encontros com uniformes de companhias tradicionais.

 

Busólogo quase foi preso ao fotografar veículo

O gosto pelos ônibus faz com que os fanáticos cometam loucuras para estar perto dos veículos. Tiago Liberato, 28 anos, quase entrou em uma confusão por conta do hobby, desconhecido por parte da população.

Liberato andava de moto, com a mãe na garupa, quando viu um ônibus de uma nova empresa circulando pela rua. O busólogo não pensou duas vezes: acelerou e começou a seguir o veículo, disposto a ver de perto a novidade. E lá foi ele, rumo à garagem da companhia.

"Quando o ônibus estacionou, eu desci da moto e comecei a fotografar. Depois, parei em frente ao portão e comecei a fazer imagens de dentro do estacionamento", conta.

Foi aí que começou o problema. "Fui abordado por duas pessoas fortes, com a cara nada amistosa, que começaram a me perguntar o que eu estava fazendo. Eles devem ter pensado que eu era ladrão", lembra, rindo.

Só depois de explicar o hobby aos seguranças é que a situação começou a melhorar. "Contei para ele que eu sou um busólogo, expliquei o que é isso e mostrei as fotos. Falei que eu não era espião ou repórter, que só estava lá porque gosto de ônibus."

Em seguida, Liberato entrou na empresa e conheceu o homem que hoje é gerente de tráfego da companhia. Algum tempo depois, a paixão se juntou ao trabalho, e hoje, o rapaz é cobrador na empresa.

"Essa nossa paixão é engraçada. Às vezes você está em uma roda de amigos, passa uma mulher bonita e todos comentam. Com a gente, fazemos isso com os ônibus", diverte-se o cobrador, que faz cursos para se tornar motorista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;