Esportes Titulo
COB proibe atletas de ter blogs no Pan
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
23/01/2007 | 23:01
Compartilhar notícia


O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) não permitirá aos atletas que mantenham blogs, fotologs ou diários pessoais na web. Em dezembro de 2006, o COB enviou um comunicado às confederações brasileiras com uma série de restrições a atletas e dirigentes para o Pan do Rio. As principais proibições dizem respeito a site pessoais e blogs. O comunicado divulgado pela entidade e assinado pelo presidente do COB e do CO-Rio (Comitê Organizador do Pan do Rio), Carlos Arthur Nuzman veta qualquer produção de textos ou pesquisas por atletas que tenham fins editoriais durante a competição.

A entidade também vai restringir a criação e a atualização de sites pessoais dos competidores. Caso já exista um site permanente, este poderá ser mantido se não violar os contratos de patrocínio formados pelo COB e CO-Rio, e desde que se utilize apenas de fotos tiradas por jornalistas credenciados.

Os atletas e comissões técnicas terão de tomar muito cuidado com as fotos e vídeos que fizerem durante o Pan, já que não poderão ser divulgados. O competidor poderá ser punido e até eliminado do Pan, dependendo da falta que cometer durante a competição.

Alguns atletas já sentiram na pele a restrição imposta pelo COB. O campeão mundial de judô João Derly teve de recusar uma proposta da RBS (afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul) de ter um diário on-line em função da proibição da entidade.

O COB afirmou, em comunicado oficial, que estas restrições reproduzem a política adotada pela Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), que está em sintonia com as regras do COI (Comitê Olímpico Internacional). No entanto, a entidade não proibiu atletas de manterem blogs e fotologs durante a Olimpíada de Atenas (2004).

Antes, porém, a entidade já havia imposto restrições à imprensa quanto a cobertura pela internet. O COB proibiu os sites de produzir ou transmitir conteúdo próprio ao vivo ou áudio captado em áreas oficiais do evento. Os sites não poderão apresentar nenhuma reportagem com imagens da competição, entrevistas exclusivas e até mesmo treinos em locações oficiais.

INGRESSOS
A
empresa responsável pela venda dos ingressos dos Jogos Pan-Americanos do Rio ainda não está definida. No entanto, o Comitê Organizador garante que as entradas começaram a ser comercializadas em março.

O Pan terá três faixas diferentes de preço de ingressos, inclusive a custos populares. A venda deverá ser feita pela internet e também em postos espalhados pelo Rio de Janeiro. A organização não informou algum posto será instalado fora da capital fluminense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;