Setecidades Titulo
ONG entrega 50 bolsas-escola a famílias de Santo André
José Carlos Pegorim
Da Redaçao
06/05/2000 | 18:27
Compartilhar notícia


  O ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque esteve neste sábado à tarde em Santo André para entregar 50 bolsas-escola de meio salário mínimo para famílias carentes da cidade. As bolsas sao financiadas pela empresa Saúde ABC e serao repassadas pela ONG (Organizaçao Nao Governamental) Missao Criança, da qual Buarque é presidente, à Associaçao Lar Menino Jesus, uma entidade assistencial com 44 anos de atuaçao.

A entrega foi feita numa cerimônia no anfiteatro do Teatro Municipal, com a presença do prefeito Celso Daniel. A maioria do público era composto pelas maes que vao receber as bolsas com seus filhos - um único pai esteve na platéia no lugar da mae.

As famílias que recebem a bolsa têm de manter todas as crianças na escola. A bolsa é suspensa se uma delas faltar três vezes sem justificativa em mês, mas o recebimento nao é vinculado à nota. "As vezes, quem mais precisa é quem perdeu o ano", disse Buarque falando para as maes.

As crianças têm entre 7 e 14 anos. As famílias beneficiadas moram a pelo menos cinco anos na cidade e têm renda mensal menor do que R$ 65 por pessoa. Foram selecionadas pela Secretaria de Cidadania e Açao Social e, de acordo com a secretária Mercedes Cywinski, estao vinculadas a programas de atençao social no município. O Lar Menino Jesus irá acompanhá-las.

De acordo com Mercedes, no tempo livre em que nao estiverem na aula, as crianças freqüentarao um programa de apoio. O objetivo, segundo a secretária, "é que as crianças fiquem na escola e saiam dos semáforos".

A bolsa-escola é um programa que vincula renda mínima com freqüência escolar e foi implementada pelo ex-governador petista quando esteve à frente do governo de Brasília, entre 1995 e 1998. A ONG atende 680 crianças no Brasil. Em todo o país, programas semelhantes atendem cerca de 600 mil pessoas. Santo André é a primeira cidade no Estado com bolsa da entidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;