Setecidades Titulo
Raio X trocado provoca confusão no PA Central de Santo André
William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
20/08/2009 | 07:53
Compartilhar notícia


Uma radiografia trocada provocou confusão no diagnóstico inicial de uma moradora do Parque Capuava, terça-feira, no Pronto Atendimento Central, em Santo André. Com a informação incorreta, o médico prescreveu receita e passou medidas de precaução por suspeita de gripe suína, até ser alertado pela paciente sobre o erro. A pandemia tem provocado aumento nos pedidos de raio X.

A dona de casa Maria do Carmo Leite, 44 anos, apresentou sintomas de gripe e buscou ajuda no PA Central. Chegou à unidade às 9h54, fez radiografia e aguardou. À tarde, foi atendida pelo médico, que notou alterações nos pulmões, indicativo de que poderia ser doença respiratória grave.

O clínico forneceu receita e deu orientações sobre como Maria do Carmo deveria se comportar em relação à suspeita. "Tenho netos e se dou a notícia em casa isso iria mudar muita coisa. Fiquei injuriada". A dona de casa notou que havia algo errado no raio X. O nome era de outra paciente, chamada Beatriz. "O médico pediu para esquecer tudo que havia falado e solicitou outra radiografia", explica.

O novo exame indicou inexistência de problema grave. Descartou inclusive e contaminação pelo vírus influenza A (H1N1). "Tudo normal", afirma Maria do Carmo. As diferenças entre as radiografias são evidentes, até para leigos. A dona de casa deixou o PA Central por volta das 16h30.

O PA Central fazia até o início da epidemia entre 200 e 250 radiografias. Houve aumento de 25%. Os médicos têm pedido radiografias de pacientes que apresentam sintomas característicos de síndrome gripal. A medida auxilia o encaminhamento correto, na impossibilidade de se ter o resultado rápido de um exame específico sobre o H1N1. Serve também para justificar as medidas tomadas no momento da consulta, evitando questionamentos posteriores.

A Prefeitura de Santo André confirmou a troca e disse que a radiografia foi feita por precaução. O serviço de raio X é prestado por empresa terceirizada, em contrato com a Fundação do ABC. A administração vai pedir esclarecimentos sobre os problemas ocorridos e tomará as medidas cabíveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;