Cultura & Lazer Titulo
Congresso põe teatro na berlinda
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
26/06/2002 | 19:12
Compartilhar notícia


A dramaturgia brasileira está na berlinda. A Sbat (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) abre na próxima segunda-feira (dia 1º), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, o I Congresso Brasileiro de Dramaturgia. Palavreiros e Deus Ex-Machina, grupos de Diadema, e a Cia. dos Truões, que nasceu em São Caetano, mas radicou-se em São Paulo, participam do evento.

A iniciativa se junta a outras quatro no debate sobre o texto teatral no Brasil. Em 2001, foi o Projeto Ágora – Dramaturgias. Neste ano, o Ciclo de Leituras Dramáticas Nova Dramaturgia Royal Court Theatre e Centro Cultural São Paulo, a Mostra de Dramaturgia Contemporânea, do Sesi, e o Programa Dramaturgias, do Centro Cultural Banco do Brasil, dão seqüência à discussão.

O congresso da Sbat conta com nomes importantes do teatro, como José Celso Martinez Corrêa, Gianni Ratto, Lauro César Muniz e Sérgio de Carvalho. São três dias de debates, com mesas temáticas como O Direito Autoral, Forma e Conteúdo e Outras Visões. A programação inclui também apresentações curtas de diversos grupos paulistas.

Além de pessoas ligadas ao teatro, há professores de filosofia, como Olgária Matos e Franklin Matos. “Nosso congresso não aborda apenas a prática dramatúrgica. Procuramos teóricos e não só realizadores porque enfocamos a realidade brasileira dentro da situação global. Falta uma discussão filosófica sobre esse assunto”, afirma o vice-presidente da Sbat, Tanah Corrêa.

A idéia é inserir a dramaturgia brasileira no contexto social, político, econômico e cultural mundial. “Queremos discutir como a globalização atinge a dramaturgia, o que representa o avanço tecnológico. É preciso discutir o porquê”, diz Corrêa. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas por telefone (229-9011) ou pela internet (www.sbat.com.br e admsbat@vento.com.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;