Setecidades Titulo
Festa do Pilar deve receber 40 mil
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
29/04/2010 | 07:57
Compartilhar notícia


Cerca de 40 mil pessoas são esperadas na 74º edição da Festa de Nossa Senhora do Pilar, que começa amanhã. Neste ano, o evento organizado pelo município contará com o apoio do Ministério do Turismo, que promoverá a apresentação das principais atrações musicais.

A Festa do Pilar é o festejo religioso mais tradicional de Ribeirão Pires, que acontece todos os anos nas imediações da Capela Nossa Senhora do Pilar, sempre nesta época do ano. "A primeira referência à festa é o dia 1º de maio de 1936, quando um grupo de romeiros de Santo André visitou a capela no feriado para agradecer as graças alcançadas e realizar um piquenique", lembrou o historiador Ademir Médice, colunista do Diário.

Missas, procissões e inúmeros shows gratuitos fazem parte da programação, que se estenderá por três dias. Entre as atrações está a apresentação da dupla sertaneja Pedro e Tiago no encerramento do evento, às 21h15 do domingo.

No entorno da igreja serão montados chalés de alimentação com pratos de comidas típicas, além de artesanato e brincadeiras destinadas ao público infantil.

"Há anos a festa atrai centenas de pessoas da cidade e de toda a região à Igreja do Pilar, construída no século 18. Com o evento, estamos mantendo a tradição, de grande importância religiosa, e valorizando a cultura e a história da cidade", declarou Marcelo Menato, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho e Renda.

CAPELA - A Igreja Nossa Senhora do Pilar (na Avenida Santa Clara, bairro Santa Clara) foi construída em 1714. Feita de taipa de pilão, com 40 centímetros de espessura, é a mais antiga capela da região ainda em pé. Em 2008, foram investidos R$ 70 mil na restauração da igreja, realizada com autorização do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), que tombou a construção como patrimônio histórico estadual em 1975.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;