Esportes Titulo
Jogos da Juventude seleciona atletas para disputas na Itália
Nilton Valentim
do Diário do Grande ABC
07/08/2011 | 07:16
Compartilhar notícia


São Caetano recebe no dia 27 uma competição que tem bons motivos para ser decidida no grito ou terminar em pizza. Nesta data ocorre os Giochi della Gioventu (Jogos da Juventude) Brasil Itália, competição voltada aos oriundi, descendentes de italianos, que têm como um de seus hábitos marcantes a fala alguns decibéis acima do tom convencional.

A expectativa dos organizadores é que o evento reúna entre 800 e 1.000 garotos e garotas - de várias partes do País -, com idades entre 11 e 14 anos, que disputam provas de natação, atletismo e futebol. O principal atrativo é que os destaques terão a oportunidade de representar o Brasil nos Jogos Mundiais Estudantis, em 2012, com tudo pago pelo Coni (Comitê Olímpico Nacional Italiano).

As inscrições estão abertas até o dia 21. São gratuitas e podem ser feitas pelo site do Coni (www.conibrasile.org). A competição aceita a participação de jovens que não tenham decendência italiana, entretanto, só terão o direito de ir para a Itália os oriundi, que tenham parentesco com pessoas vindas da Itália até o nível dos tataravôs.

"Muito mais que uma competição esportiva, nós valorizamos a questão cultural. Na itália, procuramos intercalar os jogos com outras atividades, como passeios a lugares históricos como o Coliseu e o Vaticano", destaca Carlos Ventura, técnico de atletismo e um dos integantes do Coni.

Ele destaca que os Jogos existem há 20 anos, sempre realizados em cidades onde a cultura italiana seja marcante. "Foi por isso que trouxemos a competição para cá. Além da grande estrutura esportiva que a cidade oferece", destaca Ventura.

No dia 27, o desfile de abertura - com a presença de autoridades italianas - será realizado no Ginásio Milton Feijão. Em seguida terão início as competições, com a natação no Conjunto Aquático Leonardo Sperate, atletismo no Centro Esportivo da Vila São José e o futebol no campo da Vila Gerte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;