Cultura & Lazer Titulo
Superdistribuição reunirá gigantes do mundo Linux
Christiano Carvalho
Do Diário do Grande ABC
03/06/2002 | 18:45
Compartilhar notícia


A empresa brasileira Conectiva juntou-se a outras três fornecedoras do OS de código-fonte aberto Linux para distribuir uma plataforma global e uniforme. A união, chamada de UnitedLinux, foi anunciada na semana passada e envolve as norte-americanas Caldera e TurboLinux, além da alemã SuSE Linux AG. O objetivo é oferecer uma versão padronizada e estável do Linux para melhor desenvolvimento, certificação e uso de aplicativos.

A Red Hat, líder do segmento, ficou fora da aliança, embora os quatro parceiros afirmem que a iniciativa esteja aberta à participação de outras companhias. A parceria já tem o apoio de importantes fabricantes e revendedores independentes de hardwares e de softwares: AMD, Borland Software, Computer Associates, HP, IBM, Intel, NEC, Progress Software e SAP. Essas empresas têm se esforçado para certificar seus produtos e serviços na distribuição individual do Linux para garantir a compatibilidade entre eles para seus consumidores.

A expectativa é que a padronização reduza os problemas técnicos enfrentados pelos desenvolvedores de softwares e proporcione um ambiente operacional verdadeiramente baseado no modelo Linux. Pesquisa realizada em 2001 pela IDC com 800 empresas norte-americanas e européias revelou que 40% delas usaram ou testaram o sistema em suas organizações. Os quatro integrantes da UnitedLinux informaram que a nova distribuição vai ajudar a acelerar a adoção do Linux pelas empresas, à medida que oferece mais opções de escolha de aplicativos e hardwares certificados para trabalhar com o sistema.

O consumidor terá à disposição vendas globais, localização, educação, suporte e serviços prestados pelos quatro distribuidores que formam a aliança. Cada um deles venderá o mesmo pacote básico – o kernel, que é o coração do software, e vários pacotes de softwares de alto nível, assim como várias opções de interfaces e ferramentas de configuração. As diferenças entre as distribuições serão as técnicas de vendas e marketing adotadas pelos integrantes da parceria, que ainda poderão adicionar aos kits componentes próprios.

O código unificado básico será compatível com vários tipos de plataformas, entre elas os padrões LSB, Li18nux e GB 18030, e estará capacitado para instalações em inglês, português e outros sete idiomas. O produto estará disponível no mercado até o fim deste ano.

Para o CEO da Conectiva, Jaques Rosenzvaig, a UnitedLinux apresenta o que há de melhor nas companhias parceiras. “Apesar de estarem em locais diferentes, elas podem acrescentar as qualificações que cada um desenvolveu para atender aos desafios dos mercados locais, criando um produto que aumenta as respostas das demandas técnicas. É muito difícil para uma companhia obter esta cobertura tão ampla em tantos aspectos”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;