Cultura & Lazer Titulo
E-book deve dominar em 2018
14/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Da AFP


Em 2018, o livro digital deverá desbancar a tradicional versão em papel - a previsão é uma das principais conclusões de uma pesquisa feita pelos organizadores da 61ª Feira do Livro de Frankfurt, a maior no mundo do mercado literário, que abre suas portas oficialmente hoje. Foram consultadas 840 pessoas que mantêm alguma ligação com o evento, entre editores, livreiros, escritores e jornalistas, a maioria europeus. "É o momento de buscar novas estratégias, de esquadrinhar o mercado e de envolver o padrão internacional", comentou Jürgen Boos, diretor da Feira.

A pesquisa, de fato, demonstra uma radical mudança de postura. Se, no ano passado, 40% acreditavam que 2018 marcaria o início do domínio digital, a cifra cresceu agora para 50%. A crise econômica é citada como principal incentivadora - é preciso buscar alternativas.

Os números mostram que há, de fato, uma tendência para a mudança. A Alemanha, por exemplo, registrou a venda de 65 mil e-books no primeiro semestre deste ano. O novo livro do campeão de vendas Dan Brown, O Símbolo Perdido (que a Sextante lança no Brasil no dia 24 de novembro), rendeu mais na versão em papel: dos primeiros 2 milhões de exemplares vendidos, apenas 100 mil eram e-books.

O assunto, portanto, domina as discussões que antecipam a feira, como reconhece o editor da Objetiva, Roberto Feith. E os brasileiros ainda estão céticos em relação à mudança - ao menos em relação ao mercado do País. "Não sou chegado em previsões e palpites", observa Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras. "Quem pode garantir? E se for menos, ou mais? O que importa é que seja o melhor para a leitura, e nós profissionais que lutemos por isso, em um dia ou 18 anos."

O Brasil contará com a participação de 50 expositores - 46 editoras e quatro instituições. Juntos, eles ocuparão um estande coletivo de 120 metros quadrados e deverão apresentar ao público 1.640 títulos nacionais. A China é o país convidado desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;