Memória Titulo Memória
Uma virada incrível. E o São Bernardo é campeão

São Bernardo 2 a 1, resultado que emudeceu a torcida do Santo André...

Ademir Medici
26/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“São Bernardo 2 a 1, resultado que emudeceu a torcida do Santo André, munida de muitos fogos, e surpreendeu a de São Bernardo, sem fogos mas muito barulhenta”.

Cf. relato do Diário, edição de 24-6-1975.

Na história do futebol, uma decisão em São Caetano entre as seleções de Santo André e São Bernardo. Final da VI Copa João Ramalho de 1985. E deu São Bernardo, numa virada nos últimos nove minutos – num jogo fraco, tecnicamente, os são-bernardenses perdiam de 1 a 0, viraram para 2 a 1, o que impediu a prorrogação, caso houvesse empate no tempo normal.

O Banco de Dados do Diário preserva todas as fotos daquele clássico de 40 anos atrás. As imagens levam a assinatura de Clovis Ferreira Lima.

Saudando esses craques, saudamos todos os demais que fizeram e fazem a história do futebol do Grande ABC.

Gols para a história:
Nega, Peru e Cafuné.
E lá se vão 40 anos

Data: domingo, 22 de junho de 1975.

Estádio: Lauro Gomes, atual Anacleto Campanella.

Seleção de São Bernardo – Tarcísio, Mineiro, Bececê, Carlão e Tuta; Didi (Zé Roberto) e Cafuné; Baianinho, Baitaca, Peru e Vicente (Dequinha). Técnico: Cuca.

Seleção de Santo André – Paulo, Ivanildo, Sebastião, Rudinho e Ratão; Cesar e Nega; Marrom, Silvinha (Cabeção), Ivan e Manoel José. Técnico: Roberto Bonora.

Árbitro – Carlos Roberto Lhamas.

Gols – Nega aos 13 minutos do segundo tempo; Baitaca, de pênalti, aos 36; e Cafuné, aos 43.

Em 26 de junho de...

1910 – Coronel Fernando Prestes de Albuquerque passa o dia a passeio em Santo André. No retorno, pelo último trem, encontra muitos telegramas e cartões em casa, já que era o dia do seu aniversário.

Nota – Fernando Prestes (Angatuba, 26-6-1854 – São Paulo, 25-10-1937) foi o quarto presidente do Estado de São Paulo, no final do século 19 – hoje seria governador. Ao visitar Santo André ocupava a vice-presidência. Hoje é nome de rua no Centro da cidade.

1915 – Já instalada em São Caetano, a companhia Indústrias Reunidas F. Matarazzo ampliava o seu edifício industrial.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘O arrolamento de operários para o fabrico de munições’.

1930 – Clube de Xadrez de Santo André realiza a Festa Nacionalista com baile nos seus dois salões no Centro da cidade.

1975 – Prefeito Valdírio Prisco devolve os marcos do Instituto Geológico e Geográfico retirados da área do Corredor Polonês.

Prefeito Aldino Pinotti, de São Bernardo, recebe o título de Administrador do Ano, outorgado pelo Centro Acadêmico 7 de Setembro e Associação de Ex-Alunos de Administração de Empresas do Instituto Senador Flaquer.

Professor, jornalista e escritor Herculano Pires visita o Diário e divulga o lançamento do jornal espírita Mensagem.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 26 de junho de 1985 – ano 28, nº 5860

Manchete – Governo atrasa atualização da tabela do IR na fonte.

Ribeirão Pires – Prefeito Prisco quer teleférico entre os morros São José e Santo Antônio, em uma distância de um quilômetro em linha reta.

Modernidade – Informática ganha espaço nas prefeituras. Em São Bernardo já se pensa até em pagamento de tributos com cartões magnéticos ou telefone.

Cultura – Livrespaço, de Santo André, participa de encontro nacional de escritores em Goiás e leva dois temas: A dependência do independente e Projeto encontros poetas e leitores nas escolas.

Formavam o Livrespaço: Claudio Feldman, Dalila Teles Veras, Denil Tucci, Jurema Barreto de Souza, José Marinho do Nascimento, Katsuko Shishido, Margarida Anechina, Francis de Oliveira, Rosana Chrispim e Tônia Ferr.

Hoje

- Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas

- Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

- Dia do Metrologista

- Dia do Biquíni

Santos do dia

- São Miguel. Século 19. Gesso pintado. Procedência: coleção governo do Estado de São Paulo.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

- Antelmo

- Perseveranda

- Josemaria Escrivá de Balaguer

- João dos Godos 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;