Política Titulo
Com horário ampliado, Ribeirão aprova Lei Seca
Orlando Müller
Do Diário do Grande ABC
18/06/2009 | 07:32
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Câmara de Ribeirão Pires aprovou em primeira discussão a Lei Seca, projeto de lei que estabelece normas especiais para o funcionamento de bares na cidade. Durante a sessão de terça-feira, no entanto, foram aprovadas emendas que modificaram a proposta justamente no tema central da discussão: os horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos. O propositura original propunha que os bares teriam autorização para funcionar entre as 6h e meia-noite, mas o novo texto aprovado determina que poderão ficar abertos até 1h de domingo a quinta, e de sexta e sábado até 4h.

A mudança irritou o vereador autor do projeto, José Vicente de Abreu (PR), o Vicentinho. "Considerando a maneira que a Lei Seca está aprovada, minha vontade é tirá-la da Casa. Houve muitas mudanças que descaracterizaram a minha proposição inicial", afirmou. "Só mantive o projeto em discussão e a votação para prestigiar meus colegas. Espero que futuramente essa lei possa ser alterada e cumpra o seu real objetivo."

O presidente da Câmara, Edson Savietto (PDT), o Banha, defendeu que de nada adiantaria fechar os bares à meia-noite todos os dias. "A preocupação da maioria dos vereadores é com os jovens que frequentavam os bares. Para onde esses jovens iriam de madrugada por conta do fechamento dos bares? Sabemos que se a lei fechar os bares à meia-noite, eles não voltarão para casa". Savietto também disse que, por ser uma medida nova, a lei não poderia ser muito rigorosa

O vereador João Lessa (PSDB) tentou, por meio de emenda, autorizar a venda de bebidas alcoólicas em postos de combustível sem limite de horário, com a condição de não serem consumidas no local. Por conta da reprovação, Lessa foi o único vereador que não votou a favor do projeto da Lei Seca - o legislador já havia anunciado que adotaria essa postura na semana passada.

O texto aprovado determina que "haja venda de bebidas alcoólicas para consumo imediato no próprio local".

Segundo o presidente da Câmara, novas alterações ainda podem ser apresentadas. "A lei ainda pode passar por novas emendas. Aprovamos em primeira discussão, ela ainda passará por discussão e votação na próxima semana. Poderemos ter alteração até em relação aos horários."

Demissões - Mesmo com as alterações que flexibilizaram a Lei Seca, comerciantes temem que o projeto prejudique as vendas. "A nova lei vai prejudicar muito os donos e os funcionários de bares. No meu caso, acredito que o faturamente pode cair em até 40%, o que me obrigará a demitir oito funcionários, dos 12 que trabalham comigo atualmente", afirmou José Nelson da Paixão, dono de um bar no Centro. (Supervisão Raphael Ramos)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;