Setecidades Titulo
Empresários se reúnem com delegado seccional
Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
25/05/2010 | 07:38
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


O Setrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do ABC) está preocupado com a segurança e os prejuízos causados pelos roubos ocorridos na região. A proposta é aproximação com as polícias Civil e Militar para conseguir diminuir os casos.

Ontem, o delegado Seccional de São Bernardo e São Caetano, Rafael Rabinovici, esteve na nova sede da entidade, em São Caetano e falou sobre as linhas de investigação deste tipo de crime que, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, teve redução de 7% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado. "Nosso foco é a receptação das mercadorias roubadas. Se chegarmos aos compradores, diminuiremos os roubos, porque tem menos gente para comprar esses produtos", conclui Rabinovici.

O delegado ressaltou a necessidade de políticas públicas para reduzir os índices de criminalidade. "Nós (polícia) combatemos apenas os efeitos e não as causas", defende.

Para o presidente do Setrans, Sallum Kalil Neto, a proximidade com a polícia pode dar mais rapidez às investigações. "Temos informações que podem ajudar a polícia, tanto na investigação dos crimes, quanto na prevenção."

Rabinovici defendeu a utilização do sistema LAP (Leitura Automática de Placas) para a identificação de veículos e cargas roubadas. "Alguns radares já apontam, pelas placas do veículo, se ele está com documentação irregular. Poderia nos dizer se ele tem queixa de furto ou roubo. Mais adiante teríamos um bloqueio e pararíamos o veículo imediatamente."

Tipo de crime cresceu em duas cidades

A tendência de queda nos índices de roubos de cargas em todo Estado de São Paulo (-7%) não se reflete na comparação entre 2008 e 2009 em São Caetano (82%) e Diadema (31%).

Os números são baseados em levantamento feito pelo Setrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas), regional do Grande ABC.

Apesar de ser líder neste tipo de ocorrência na região, São Bernardo - com 192 casos registrados no ano passado - teve queda acentuada e fechou 2009 com redução de 20% em relação ao ano anterior.

Em todo Grande ABC, a média de diminuição dos roubos de cargas fica abaixo, inclusive, da média estadual, e ficou em 6%: 444 crimes registrados em 2009 contra 473 no ano anterior. "São levantamentos feitos com boletins de ocorrência registrados nas delegacias", explicou o presidente do Setrans, Sallon Kalil Neto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;