Setecidades Titulo Em recuperação
Idosa consegue cirurgia no HC de São Bernardo após matérias do Diário

Aposentada quebrou o fêmur em 25 de abril e só fez procedimento na última quinta

Beatriz Mirelle
20/05/2024 | 21:48
Compartilhar notícia
FOTO: Arquivo pessoal


A aposentada Eluiza Raimunda da Silva, 77 anos, que quebrou o fêmur em 25 de abril, realizou a cirurgia no HC (Hospital das Clínicas) de São Bernardo na última quinta-feira (16). A batalha da idosa começou assim que precisou do atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santo André, que não respondeu à solicitação dela. Com ajuda do Corpo de Bombeiros de São Bernardo, ela foi transferida para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Silvina e, posteriormente, ao HU (Hospital de Urgência) da cidade, onde aguardou por 14 dias por vaga no HC e, depois, esperou mais uma semana para finalmente fazer o procedimento cirúrgico. 

“Precisei ir à ouvidoria (do hospital). Ela conseguiu fazer a cirurgia na quinta-feira. Demorou bastante, mas, agora que foi feito, é uma preocupação a menos. No domingo, ela estava com dor e disseram que a previsão de alta é entre três e cinco dias. Estamos na fase da recuperação”, detalha Silvana Rosa, 43, nora de Eluiza. 

O Diário acompanhou todo o drama da aposentada desde 8 de maio, quando a reportagem perguntou pela primeira vez para a Prefeitura de São Bernardo sobre o caso. Eluiza, então, conseguiu a transferência na quinta-feira (9). 

Dias depois, ainda sem previsão de quando seria feita a cirurgia, o Diário indagou novamente a Prefeitura na manhã do domingo (12). 

Em seguida, a reportagem relatou que os médicos do HC haviam marcado o procedimento para terça-feira (14) e Eluiza realizou todo o preparo exigido. Apesar disso, após ficar mais de 15 horas em jejum, a cirurgia foi desmarcada sob a justificativa de que “não havia vagas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital”, afirmou a família. Com isso, o Paço foi questionado pela terceira vez. 

A Prefeitura de São Bernardo não retornou ao Diário em nenhuma das solicitações. Mesmo assim, após a publicação da última matéria, no dia 15, sobre Eluiza da Silva, o procedimento cirúrgico finalmente foi realizado no dia 16. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;