Nacional Titulo
PM impede resgate de presos no CDP 2 de Osasco
Do Diário OnLine
04/07/2002 | 11:18
Compartilhar notícia


A Polícia Militar impediu na manhã desta quinta-feira o resgate de presos do Centro de Detenção Provisória 2 (CDP) de Osasco, na Grande São Paulo, na altura do quilômetro 21 da rodovia Raposo Tavares.

Segundo os policiais, um detento estava na muralha, mas, quando percebeu que havia sido surpreendido por um agente penitenciário, caiu sobre os 13 detentos que o seguiam.

Um grupo chegou ao local em três carros e fez vários disparos de metralhadoras contra os policiais da muralha. A PM cercou o local e impediu a fuga dos presos, que voltaram para o pátio. A direção do presídio não confirmou a ação.

Nesta quinta, integrantes da CPI do Sistema Prisional da Assembléia Legislativa de São Paulo vistoriam o CDP 2. A visita, que já estava programada antes da tentativa de resgate, apura se as fugas ocorridas nos presídios – o CDP 1 de Osasco também será vistoriado – foram facilitadas pela falta de funcionários e precariedade das instalações.

O relator da CPI, o deputado Wagner Lino (PT), afirmou que a estrutura do CDP 2 está comprometida – com um número elevado de túneis e as paredes frágeis.

Ele reiterou que a prisão encontra-se em uma área de depressão, ou seja, ela está abaixo das linhas da estrada e das residências da região, o que facilita a ação de criminosos no resgate de presos.

Ação Frustrada - A polícia desmantelou na noite desta quarta-feira um plano de resgate de presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) 1 de Osasco.

Em uma casa no Jardim Arpoador, zona Oeste da capital paulista, foram apreendidas uma metralhadora, duas pistolas calibre 9mm de uso exclusivo das Forças Armadas e farta munição.

Uma mulher foi presa. Wanessa Barbosa de França, 22 anos, esposa de um detento do presídio, confessou que iria liderar uma ação de resgate no CDP.

Policiais do 75º Distrito Policial, no Jardim Arpoador, chegaram à casa por meio de uma denúncia anônima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;