Cultura & Lazer Titulo
Exposição vê o videogame como arte
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
26/07/2003 | 17:49
Compartilhar notícia


Os primórdios da história dos videogames remontam ao início da década de 60, quando foi criado nos Estados Unidos o primeiro jogo eletrônico, o Space Wars. Inicialmente eles tinham apenas duas cores e poucos timbres sonoros. Hoje são feitos em 3D (três dimensões) e exibem 16 milhões de cores e sons de todas freqüências.

Com o passar dos anos, a linguagem digital por meio da qual os jogos são criados chegou à profissionalização – também industrialização – e na atualidade é tratada inclusive como forma de expressão artística.

A história dos videogames é o assunto no Itaú Cultural, em São Paulo, a partir da próxima quarta-feira (dia 30), quando abre ao público a visitação a Game o Quê?, exposição que fica em cartaz até 21 de setembro, com entrada franca.

Para exemplificar o desenvolvimento desta linguagem digital foram selecionados 12 jogos. Em um mesmo andar estarão sete deles (em 2D) e, em outro, mais cinco (em 3D). Além de o conjunto ser projetado em telões, também estará disponível em computadores. Todos poderão ser jogados.

“Essa será a primeira grande exposição no Brasil sobre videogames. A idéia de realizar o evento surgiu a partir do próprio trabalho desenvolvido no Itaulab, centro de pesquisa do Itaú Cultural que trata das relações entre ciência, arte e tecnologia”, afirmou Marcos Cuzziol, responsável pelo Itaulab.

“O objetivo não é tratar do conteúdo dos jogos, mas sim da linguagem utilizada, a qual é muito próxima à que interessa ao Itaulab, voltada à construção de narrativas em ambientes virtuais”, disse Cuzziol. Segundo ele, os jogos terão disposição cronológica, isso quanto à tecnologia utilizada e não à data de lançamento dos mesmos.

“Além de apresentar o desenvolvimento da linguagem, nos preocupamos também em apontar possibilidades futuras para o uso dessa tecnologia, tanto na área de educação quanto de arte. Para isso, o Itaulab mostrará dois produtos, o Paulista 1919 e o Imateriais”, afirmou Cuzziol.

O primeiro é uma recriação virtual da avenida Paulista que tem como base o ano de 1919. É um ambiente interativo que permite às pessoas “passearem” pela via como ela era no início do século passado.

O outro trabalho é composto por seis ambientes, um de entrada e os demais referentes a visão, audição, olfato, tato e paladar. “No referente ao olfato, por exemplo, a pessoa vê um fumaceiro. E no do tato são exploradas texturas. É uma brincadeira de finalidade artística que cria questionamentos a respeito de como são os sentidos e como é o sentir em um ambiente virtual”, disse Cuzziol.

O Itaú Cultural fica na avenida Paulista, 149. O telefone para mais informações é 3268-1700. No site www.-itaucultural.org.br será possível apreciar a exposição virtual Game o Quê?.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;