Setecidades Titulo
UBS da Vila São Pedro entra em reforma
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
22/12/2010 | 07:19
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


A UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila São Pedro, um dos bairros mais populosos de São Bernardo, passará por reforma e seu espaço será ampliado em 2011. A ordem de serviço para a obra, orçada em R$ 1,88 milhão, será assinada pelo prefeito Luiz Marinho no dia 29. O prazo para conclusão das melhorias é de seis meses.

A informação foi dada ontem pelo prefeito, durante tour realizado nas principais unidades de Saúde do município com os novos conselheiros municipais de Saúde. Cerca de 30 deles integraram o grupo, que ocupou um ônibus municipal. O secretário da Pasta, Arthur Chioro, também acompanhou a excursão, que começou às 9h e terminou por volta das 15h.

Para evitar transtornos aos usuários da UBS de Vila São Pedro, a Prefeitura pretende deslocar o atendimento para uma unidade provisória construída em área pública no bairro. Outra possibilidade estudada pela administração é a transferência do atendimento para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada na Alameda Dom Pedro de Alcântara, 273, no mesmo bairro.

Atualmente, oito equipes da Saúde da Família atuam na UBS e atendem 45 mil dos cerca de 60 mil moradores da Vila São Pedro.

"Tem gente que não está sendo atendida. Além disso, a unidade tem problemas de infiltração, falta espaço e há muito tumulto, o que aumenta o nível de estresse dos pacientes e funcionários", reconheceu Luiz Marinho. Ele ressaltou que toda a rede municipal de Saúde está sendo reformulada.

ANIVERSÁRIO
Na data em que será assinada a ordem de serviço, dia 29, a UPA Vila São Pedro comemora um ano de existência. Foi a primeira unidade do gênero no Estado de São Paulo.

Com capacidade para atender cerca de 450 pacientes por dia, a UPA funciona 24 horas e conta com clínica médica, pediatria, laboratório de análises, serviço de raios X, sala de medicação e nebulização, leito de observação para crianças e adultos, ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além de farmácia aberta 24 horas para pacientes atendidos na unidade.

Tour leva conselheiros a oito unidades

Oito locais de atendimento à Saúde pública de São Bernardo foram visitados durante o tour organizado pela administração, ontem, durante boa parte do dia. O objetivo foi aproximar conselheiros municipais de Saúde dos equipamentos, detalhando o funcionamento de cada unidade.

Trinta conselheiros integraram o grupo, de um total de 24 titulares e outros 24 suplentes, eleitos em 2009.

A primeira visita foi às obras do Hospital de Clínicas, orçado em R$ 124,7 milhões, sendo 66% em recursos do governo federal. No terreno de 18 mil metros quadrados no bairro Alvarenga foi possível conferir o início das escavações do bloco A, que terá 11 andares. A previsão de entrega é março de 2012.

Depois, foi visitada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) União/Alvarenga, onde foi mostrada triagem que utiliza critério de classificação de risco do paciente utilizando cores. Vermelho para casos urgentes, amarelo para casos de média complexidade e azul para os menos graves. "Antes, os pacientes esperavam na fila por ordem de chegada. Com esse novo sistema, é levada em conta a gravidade do caso", explicou Arthur Chioro, secretário de Saúde.

Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil, Caps 3, Residência Terapêutica Feminina, Farmácia Popular do Riacho Grande, Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e Cacon (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), no Hospital Anchieta, foram outros pontos visitados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;