Setecidades Titulo
São Bernardo: 54% não receberam uniforme
Bruna Gonçalves
Tiago Dantas
25/03/2010 | 07:53
Compartilhar notícia


A uma semana do prazo dado pela Prefeitura de São Bernardo para entregar os uniformes aos alunos da rede municipal, mais da metade das escolas ainda não recebeu os kits com as roupas de verão. O Diário entrou em contato com as 159 unidades de ensino do município nos últimos dois dias e constatou que os trajes não chegaram em pelo menos 86 delas (54%).

Ao menos 27 escolas declararam que receberam os kits em ordem, enquanto 12 delas informaram que os conjuntos estão incompletos. Ao todo, 34 unidades não responderam. O levantamento revelou outros problemas: a falta de peças, principalmente bermudas para meninas, e a entrega de camisas e tênis com tamanhos maiores que os utilizados pelos estudantes.

A qualidade do tecido, por outro lado, agradou as mães. "Disso não tem o que reclamar. Os uniformes que mandaram são muito bons. Pena que não veio o conjunto completo", afirma a dona de casa Meire Rodrigues, 35 anos, mãe de um aluno da 2ª série da Emeb Professor Ramiro Gonçalez Fernandes, no bairro Taboão.
No colégio, a distribuição dos trajes escolares foi irregular. Enquanto a maioria das crianças recebeu três camisetas de mangas curtas, a filha da distribuidora autônoma Kássia Aparecida de Oliveira, 47, ganhou só duas. "Disseram que ainda vai chegar mais coisa. Tem que esperar", afirma.

Estudantes da 3ª e 4ª séries da Emeb Maria Rosa Barbosa, na Vila Vitória, também estão aguardando os kits, que só chegaram para a 1ª e 2ª séries. Já na Emeb Claudemir Gomes do Vale, no Núcleo Areião, os pais são informados que os conjuntos serão distribuídos assim que forem separados e colocados em sacos. Na Emeb Professor Áureo Cruz, bairro Assunção, o atendente disse que recebeu só parte dos uniformes e que, por isso, não foi feita a distribuição aos alunos ainda.

A Prefeitura de São Bernardo informou que mantém o dia 31 de março como prazo final para entregar todos os uniformes de verão para alunos da rede municipal. Caso a data não seja respeitada, a empresa contratada para fazer e distribuir os kits pode ser notificada e multada. A Prefeitura orienta os pais que receberam conjuntos incompletos a aguardar o fim do processo de entrega das roupas. Haverá dias destinados à troca de peças defeituosas.

Outdoor afirma que kits chegaram no primeiro dia de aula

A falta de uniformes escolares em pelo menos 54% das escolas municipais de São Bernardo não combina com o que está escrito em anúncios publicitários espalhados pela cidade. As placas mostram duas meninas com o conjunto ao lado de um texto que diz que "material didático e uniformes" foram "entregues nos primeiros dias de aula".

A entrega dos uniformes para os 85 mil estudantes da rede foi anunciada durante evento realizado na Emeb Arlindo Miguel Teixeira, Jardim Laura, em 22 de fevereiro. O colégio foi escolhido para o lançamento do novo conjunto escolar por ser a maior unidade do município, com 1.905 alunos.

Na ocasião, a Prefeitura informou que o kit de verão já havia chegado a pelo menos 100 escolas e que terminaria de ser distribuído até o fim de fevereiro.

Tênis é três números maior que pé de aluna

Os pés da estudante Monique Cristina da Silva, 6 anos, são pequenos demais para os tênis de cor azul dados pela Prefeitura de São Bernardo como parte do uniforme escolar deste ano. A menina, acostumada a calçar 27, recebeu calçado tamanho 30.

"Não dá para usar. Ela está indo para a escola de sandália ou com os sapatinhos de ficar em casa", diz a cabeleireira Iolanda Fernandes, 48 anos, mãe da garota, que está na 1ª série da Emeb Professor Ramiro Gonçalez Fernandes, no bairro Taboão.

"Pra mim, é assim: se não dá pra um, não dá para nenhum", completa. Iolanda afirma que preencheu um papel com o tamanho dos tênis e das outras roupas utilizadas por Monique uma semana antes de receber o uniforme. "Quero saber quando vão trocar isso."

A mesma dúvida passa pela cabeça da distribuidora autônoma Kássia Aparecida de Oliveira, 47, cuja filha, que está na 4ª série da mesma escola de Monique, também recebeu tênis maiores. Os calçados nem chegaram para Brenda, filha da dona de casa Beatriz de Jesus Agenor, 36. "Veio só camiseta e meia", declarou. BG / TD

Meninas reclamam que não ganharam bermuda feminina

As meninas estão se sentindo prejudicadas na entrega dos uniformes feita até agora pela Prefeitura de São Bernardo. Elas reclamam que ainda não receberam a bermuda feminina.

"Não veio a parte de baixo do uniforme dela. Falaram que ia ter uma bermuda tipo ciclista, mas não chegou nada. Vieram só as camisetas e os tênis", conta a esteticista Valéria Aleixo, 25 anos, mãe de uma aluna da 2ª série da Emeb Ramiro Gonçales Fernandes, no bairro Taboão.

A filha do ajudante de produção Manuel Gonçalves, 41, que está na 1ª série, também não recebeu a bermuda. Mas no caso dela, não foi a única peça do conjunto que faltou. "Não entendo isso. As amiguinhas dela estão uniformizadas, mas não veio nada para ela", diz Manuel.

A falta da bermuda feminina também foi verificada nas Emebs Ari Lacerda Rodrigues, no Jardim Ipê, e Gildo dos Santos, no Jardim Lavínia, durante levantamento feito pelo Diário.

A Prefeitura de São Bernardo informou que o problema está sendo verificado junto à empresa contratada para produzir e distribuir os uniformes.

São Caetano tem novo prazo

A Prefeitura de São Caetano não começou a distribuir os uniformes escolares para os 26 mil alunos da rede municipal dos ensinos Infantil e Fundamental. O prazo - que previa a entrega em março - deve ser estendido até 29 de abril.

"Está em andamento o processo licitatório para ver qual a empresa que irá fornecer as vestimentas. Estamos dentro do cronograma esperado", disse o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) ontem, durante entrega da ampliação e revitalização da Emei José Fornari, no Centro.

Embora o prefeito tenha dito que está dentro do cronograma, a administração confirmou em nota a possibilidade de atraso. "Até o final da semana que vem publicaremos a ata e, a partir daí começaremos a receber as primeiras remessas de uniformes. A previsão máxima é receber até 29 de abril".

Conforme publicado em reportagem em janeiro, a Prefeitura de São Caetano, na tentativa de evitar atraso, mudou a forma de aquisição dos uniformes e preparou um decreto para que fosse realizada uma ata de registro preço.

TAMANHO CERTO - A Prefeitura diz em nota que o processo foi amplamente estudado para cada criança receber os uniformes de acordo com o tamanho. "Esses poucos dias de atraso são considerados grande avanço no trâmite administrativo, pois São Caetano será a primeira cidade a entregar os uniformes escolares de forma correta, ou seja, de acordo com o tamanho exato das crianças, evitando assim desperdício de dinheiro público e trazendo um serviço de melhor qualidades para os estudantes da rede municipal". O kit que será entregue aos alunos contém camiseta, blusão, bermuda para meninos e short-saia para meninas, além da mochila.

O possível atraso na entrega não incomoda os pais que colocam nos filhos uniformes de anos anteriores e dizem que a boa qualidade do tecido ajuda a não deteriorar a roupa. "Minhas duas filhas vão para a escola com as vestimentas do ano passado, que estão novas. Como o tamanho que chega nunca fica justo, dá para usar no ano seguinte", conta a publicitária Suiá Dubiela, 31, do bairro Cerâmica.

A filha da autônoma Kelly Cristina Fernandes de Oliveira, 34, também está usando o uniforme do ano passado. "As camisetas já estão pequenas, mas pelo menos dá para usar. Como ela tem irmão e primos que já estudaram também dá para aproveitar. Agora quem não tem e precisa usar roupa do dia a dia é difícil", explica a moradora do bairro Santo Antonio.

A operadora de caixa Nilzomar Ferreira Araujo, 37, aguarda pelos novos uniformes para o filha. "Algumas peças estão pequenas e também é sempre bom receber trajes novos", diz a moradora do bairro Fundação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;