Esportes Titulo
PM reforça efetivo no clássico do Paulistão
Edélcio Cândido
Do Diário do Grande ABC
14/03/2003 | 22:21
Compartilhar notícia


Para evitar confrontos de torcidas organizadas, comuns em clássicos nas imediações de estádios e nos transportes coletivos, a Polícia Militar vai destacar um efetivo superior a mil homens para a primeira partida da final do Campeonato Paulista domingo, às 18h05, no Morumbi. Segunda a assessoria de imprensa da corporação, os soldados se espalharão pelos arredores do estádio, nas vias de acesso e também por estações de trem, terminais de trolebus e ônibus.

A intenção é evitar confrontos entre torcedores como o que aconteceu dia 26, quando membros de torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras se encontraram na estação Prefeito Saladino, em Santo André. Entre vários feridos, um homem foi baleado em uma perna.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promete sincronizar o intervalo entre um trem e outro na ida e na volta das torcidas, e a PM ficará de prontidão. “As plataformas das estações Prefeito Saladino, São Caetano, Brás e Barra Funda são os locais mais perigosos, visados por vândalos. Por isso, vamos pôr mais seguranças e separar as facções por vagões, de preferência usando os das pontas”, disse a assessora de imprensa da CPTM, Solange Santos. Segundo ela, a “CPTM vai trabalhar paralelamente com a Central de Comando Operacional para organizar o fluxo das saídas dos trens a partir de São Paulo”.

Alternativas – Para quem pretende ir ao estádio de carro, o caminho menos perigoso para os moradores da região é seguir pela via Anchieta, depois as avenidas Vergueiro, Bandeirantes, Luiz Carlos Berrini e ponte do Morumbi. Outra opção é a avenida Cupecê, a partir de Diadema, mas o caminho é conhecido pelo encontro de torcidas organizadas.

Se o torcedor não usar carro ou trem, as linhas de ônibus do Grande ABC são a melhor opção, mas é preciso fazer uma ou mais baldeações no Parque Dom Pedro II, Metrô Saúde, Jabaquara e terminal do Glicério. A Eaosa, de Mauá, tem diversas linhas que saem desde Ouro Fino, passam por Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano e rumam até o Parque D.Pedro II. Em Mauá, por exemplo, sai ônibus (R$ 2,80 a passagem) do Jardim Zaíra (linha 158) direto para o Parque D.Pedro II. Muitos preferem utilizar os perueiros que costumam levar torcedores ao Morumbi. A maioria sai de Diadema. Do terminal de trolebus de São Bernardo saem ônibus (linha 289) até o Jabaquara.

Quem optar pelo trem, deve descer na estação da Luz e depois tomar o ônibus na Praça das Bandeiras ou no Anhangabaú. Nos dois locais existem inúmeros perueiros com preços em torno de R$ 5. A CPTM prevê trem de 15 em 15 minutos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;