Setecidades Titulo
Fundação Casa de São Bernardo será no bairro Alvarenga
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
28/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A presidente da Fundação Casa (antiga Febem), Berenice Gianella, anunciou na sexta-feira durante encontro no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC que a unidade de internação de São Bernardo será em terreno estadual no Km 23 da Rodovia dos Imigrantes, no bairro Alvarenga. Berenice rejeitou o espaço indicado pelo município e colocou fim ao impasse, que tem até ação civil pública contra o Estado. Contrária à decisão, a Prefeitura informou que irá ofertar nova área.

O início das obras chegou a ser anunciado para fevereiro, mas, por um pedido da administração, que não desejava a instalação da unidade no bairro, a construção foi adiada. Como contrapartida, o prefeito Luiz Marinho (PT) apresentou área que pudesse ser trocada pelo terreno no Alvarenga. O local, porém, não passou pelo crivo do Estado.

"Havia problemas ambientais. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente elaborou parecer negativo e tivemos de descartar o terreno. Vamos construir no Alvarenga. As obras começam dentro dos próximos 15 dias", afirmou Berenice.

O presidente da Fundação Criança de São Bernardo, Ariel de Castro Alves, que também é coordenador do Grupo Técnico Movimento Regional Criança Prioridade 1, do Consórcio, disse que o espaço oferecido pelo município, e rejeitado pelo Estado, fica no bairro Batistini, próximo ao futuro Rodoanel.

No imóvel, funciona atualmente a sede de uma entidade filantrópica. Outra parte do mesmo terreno, que pertence ao município e é alvo de ação civil por parte do Ministério Público, foi ocupada ilegalmente.

"A Prefeitura é favorável à instalação, mas se manifesta contrária à construção no Alvarenga. Na região existe a necessidade de se instalar outros equipamentos. Se a unidade for construída lá, será contra a vontade da Prefeitura. O município vai procurar novas alternativas para apresentar à Fundação em até dez dias", disse Ariel.

O terreno do Km 23 da Imigrantes pertence ao Estado e, segundo Berenice, não tem qualquer impedimento ambiental. O local é hoje apenas um grande espaço baldio com um campo de futebol no meio e fica próximo das estradas dos Alvarengas e da Cama Patente. São 15 mil metros quadrados.

Na área serão erguidos dois prédios para 56 jovens infratores cada. São 40 vagas para internação e 16 para regime temporário - para os jovens que aguardam decisão judicial.

Depois de iniciada, a obra deve ser concluída em até oito meses. Cada prédio custará cerca de R$ 3,3 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;