Cultura & Lazer Titulo Festival de dança
Múltiplos passos
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
31/10/2011 | 08:52
Compartilhar notícia
Divulgação


Na contramão das curadorias que se apresentam exclusivamente como vitrines de novidades, o Festival Contemporâneo de Dança repete convidados em sua quarta edição, que ocupará o Centro Cultural Banco do Brasil e a Galeria Olido, em São Paulo, a partir de amanhã. A intenção é permitir que o público avalie a continuidade das propostas e assimile trabalhos recentes ou revisite anteriores, a partir de abordagem que atualiza o olhar sobre as obras.

Com direção da coreógrafa Adriana Grechi em parceria com o gestor cultural Amaury Cacciacarro Filho, o festival reúne artistas de diferentes países, como o coreógrafo marroquino Taoufiq Izeddiou, que apresentará o espetáculo Aaleef, exibido em 2008, mas na época ainda não finalizado. O solo discute sobre a identidade como uma ferida aberta.

Já os bailarinos Paz Rojo, de Madri, e Cristian Duarte, de São Paulo, que juntos participaram da 3ª edição, mostrarão trabalhos recentes. Enquanto Rojo protagoniza Lo Que Sea Moviéndose Así, Duarte exibe The Hot One Hundred Choreographers.

Entre as novidades desta edição está a artista húngara Eszter Salamon, radicada em Berlim, que apresentará o solo Dance for Nothing durante a sua primeira viagem ao Brasil. Ela recita a música Lecture on Nothing, de John Cage, enquanto executa movimentos justapostos ao texto.

Para representar a produção brasileira, o festival também convidou Michelle Moura, integrante do grupo Couve-flor, de Curitiba, que propõe espaço de alucinações durante a coreografia Cavalo.

Oriundo de Belo Horizonte, o artista Marcelo Gabriel exibirá o espetáculo Quando o Sol Brilha Mais Forte a Sombra é mais Escura, que lança discussão sobre o retorno de ideologias fascistas na indústria da moda e na política contemporânea.

Integram a programação outros importantes solos. Um deles é Cornélia Boom, protagonizado por Sheila Arêas e dirigido por Cristian Duarte, ambos de São Paulo. Outro, Noiva Despedaçada, é do paulistano Ricardo Iazzetta.

Além das apresentações, outras atividades buscam aproximar o público à diversidade de propostas artísticas elaboradas nos últimos anos nos âmbitos nacional e internacional. Palestras e oficinas apostam no diálogo e na produção de conhecimento compartilhado.

Entre as palestras estão Corpo sem Orgãos, ministrada pelo filósofo e criador da Escola Nômade de Filosofia Luiz Fuganti, e Corpomídia, que será conduzida pela dramaturgista Rosa Hercoles.Toda a programação do 4º Festival Contemporâneo de Dança, com datas e horários, pode ser acessada na internet (www.festivalcontemporaneodedanca.com).

4º Festival Contemporâneo de Dança. Abertura amanhã. No Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo. Tel.: 3113-3651. Entrada franca. Na Galeria Olido - Avenida São João, 473, São Paulo. Tel.: 3397-0171. Entrada franca. Até o dia 17.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;