Setecidades Titulo
Hospital Estadual de Sto.André vai se chamar Mário Covas
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
27/12/2002 | 18:50
Compartilhar notícia


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou nesta sexta-feira, no Hesa (Hospital Estadual de Santo André) contratos de gestão de 14 unidades, incluindo os hospitais estaduais de Santo André e Diadema. Os contratos, feitos com organizações sociais como a Fundação do ABC, prevêem gastos de R$ 488 milhões nos hospitais em 2003 – R$ 70 milhões nas duas unidades da região. O dinheiro será aplicado apenas na manutenção dos hospitais – verba para ampliação das unidades não está contabilizada no valor desses contratos. Alckmin também inaugurou um anfiteatro com capacidade para 240 pessoas e um centro de estudos na unidade de Santo André, além de assinar decreto que altera o nome da instituição de saúde para Hospital Estadual Mário Covas de Santo André.

O Hospital Estadual Mário Covas deverá inaugurar, no segundo semestre do próximo ano, 30 leitos de pediatria e 14 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de pediatria, segundo o superintendente, Geraldo Reple Sobrinho. Hoje, a unidade não oferece esse tipo de atendimento e opera com 50% de sua capacidade prevista, de acordo com o superintendente.

O governador anunciou que o hospital ganha em 2003 o serviço de ressonância magnética. “Será o primeiro hospital público do Estado, excluindo-se os universitários, a oferecer esse tipo de atendimento”, afirmou.

De acordo com Reple, o anfiteatro inaugurado nesta sexta-feira poderá ser utilizado pelo próprio hospital e integrantes da comunidade. “Quando alguém precisar do espaço para eventos compatíveis com o fato de ser um hospital, o anfiteatro estará disponível”, disse o superintendente. O centro de estudos deve ser utilizado para formação de auxiliares de enfermagem, entre outros cursos.

O Hospital Estadual de Diadema possui projetos para ampliação do número de leitos de UTI e implementação de serviço de hemodiálise, entre outros. “Foram enviados vários projetos ao longo deste ano”, disse o diretor executivo, Mário Hideo Kono. A unidade é gerenciada pela SPDM (Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), organização ligada à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;