Setecidades Titulo Religião
Católicos celebram hoje Corpus Christi

Igrejas do Grande ABC organizam missas campais, procissões e montam tradicionais tapetes

Yago Delbuoni
Especial para o Diário
04/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Igreja Católica celebra hoje o Corpus Christi, ou corpo de Cristo, na tradução do latim. Para marcar a data, que lembra o mistério da eucaristia e a morte e ressurreição de Jesus, paróquias do Grande ABC celebram missas campais, realizam procissões e montam os tradicionais tapetes, alguns de serragem, outros compostos por doações de roupas e alimentos.

Uma das igrejas que mantêm o uso da serragem colorida para construção das imagens do Evangelho é a Paróquia São José, em Ribeirão Pires, que inicia a montagem a partir das 8h. A secretária paroquial Deise Santos Freitas, 30 anos, disse que a expectativa de público é de 2.000 pessoas. “A previsão é receber 1.000 pessoas para a missa e outras 1.000 para a montagem do tapete.”

Também na cidade, a igreja de Santa Luzia, no bairro de mesmo nome, organiza tapete que terá 40 metros de extensão. “A montagem vai começar às 5h e usaremos serragem com tinta, casca de ovo e borra de café”, afirmou o coordenador da pastoral, José Carlos da Silva, 48.

Silva disse que as ilustrações do tapete são alusivas às comemorações, com imagens de Jesus Cristo, cálice, hóstia consagrada e também da padroeira da paróquia. O padre José Silva, 60, contou que esta reunião é importante para a Igreja. “Esperamos por volta de 3.000 pessoas. Esta é a festa da unidade. São oito comunidades reunidas para o dia. Temos um povo que tem fé, e que vem buscar Deus.”

A celebração prevê procissão a partir das 16h. “Passamos pelas ruas do bairro para evangelizar a população. É a igreja indo ao encontro das pessoas”, disse o padre.

Em Santo André, a Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos, na Vila Rica, também celebra o Corpus Christi com procissão e tapete. Ao invés de usar serragem, no entanto, o desenho é composto por cobertores, agasalhos e alimentos arrecadados para posterior doação a famílias carentes da cidade.

O padre Enzo Campagna contou que o retorno da iniciativa é positivo. “Partimos do princípio da partilha do pão para os irmãos mais necessitados. Tudo é feito na base da solidariedade. Multiplicamos para depois dividir.”

De acordo com o pároco, a expectativa é reunir 500 pessoas e a extensão do tapete deve ultrapassar a marca de 50 metros.

Em São Bernardo, a igreja Nossa Senhora de Fátima também participa da reunião com a montagem de tapetes com roupas e cobertores. A paróquia realiza duas missas, às 16h e às 19h30, Segundo a organização, a expectativa é levar 250 pessoas em cada celebração.

A Catedral do Carmo, em Santo André, realiza missa campal às 10h, assim como as 11 paróquias de São Caetano, que se reúnem no mesmo horário na Praça Cardeal Arcoverde, no Centro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;